Fandom

Scratchpad

A Dupla

216,259pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Componentes:

Denise

Gicele

Comentários do professor

Onde está o trabalho??? Só vejo uma descrição da norma...

Título:

ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias.

Objetivos:

- Produção de registros de autoridade e ponto de acesso consistentes;
- Criar a possibilidade de intercambiar e
- Compartilhar registros de autoridade de interesse de mais de uma instituição.

Justificativa:

A ISAAR (CPF) tem um aspecto complementar em relação ao ISAD(G)). A criação de registros de autoridade arquivística que possibilita o controle das entradas de entidades coletivas, pessoas e famílias, permitindo tanto a identificação de fundos fracionados entre diversas instituições, como também o próprio rastreamento de temas ligados a essas entidades coletivas, pessoas e famílias em fundos diversos de variados arquivos.

Registro de Autoridade Arquivística

O que é?

   Registro de Autoridade Arquivística é a forma normalizada do nome, combinada com outros elementos informativos que permitem identificar e descrever a entidade mencionada e que podem também remeter a outros registros de autoridade relacionados. 
   Esses registros servem para melhorar as condições de pesquisa e acesso às informações desejadas, evitando homônimos e buscas por várias possibilidades de nomes de uma entidade coletiva, pessoa ou família. E além disso, para aproveitar as amplas pesquisas estabelecidas em arquivos para estabelecimento do nome, histórico e funções/atividades dos produtores de arquivos. 
   Entres as muitas vantagens podemos citar: controle da criação e uso de pontos de acesso nas descrições arquivísticas; elaboração de um novo tipo de recurso para a pesquisa em arquivos; possibilidades de estabelecer relações entre diferentes entidades e a aproximação de trabalho com os profissionais da área de bibliotecas e museus.

Elementos Obrigatórios:

Tipo de entidade; forma(s) de autorizada(s) do nome; datas de existência; e identificador do registro de autoridade.

Also on Fandom

Random wikia