Fandom

Scratchpad

ArquivoX

215,672pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Trabalho funcional e em andamento!!! Ok

Participantes:

Sandra

Lori

Fabiana

Claudemar

Anderson B.M.

ISAD (G)


               Uma proposta de alteração na ISAD (G)
     De modo geral, a descrição arquivística tem como objetivo identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo com a finalidade de disponibilizar as informções de uma maneira acessível aos diversos tipos de usuários. Para obter este resultado foram criadas representações precisas e adequadas seguindo modelos predeterminados.
    O ponto de vista multinível da Norma Geral de Descrição Arquivística ISAD (G) fica esclarecido por inserir diversos níveis de descrição em uma única hierarquia vertical,baseando-se em príncipios teóricos aceitos,como por exemplo o pricínpio de "respeito aos fundos".
    A ISAD (G),vem estabelecer regras gerais para descrições arquivísticas, independente da forma ou suporte dos documentos, com exceções de documentos especiais, como selos, registros sonoros ou mapas. A ISAD (G) objetiva facilitar a recuperação e a troca de informações sobre documentos arquivíticos.
    Esta norma possui sete áreas de informação descritiva, que são:
*Área de identificação(identifica a unidade de descrição);
*Área de contextualização(origem e custódia);
*Área de conteúdo e estrutura (assunto e organização);
*Área de condições de acesso e de uso (acessibilidade);
*Área de fontes relacionadas; 
*Área de notas (informação especializada ou que não possa ser incluída em outra área); 
*Área de controle da descrição (como, quando e por quem foi elaborada).
    Essas áreas abrangem 26 elementos que podem ser utilizados, mas apenas alguns desses elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:código de refêrencia, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.
   Em linhas gerais, as críticas à norma ISAD (G) focalizam dois aspectos: a representatividade e a relação entre as atividades de descrição e as de classificação arquivística. 
   Na normalização existe a falta de uma definição mais precisa das atividades de classificação arquivística,a ausência de qualquer conceituação capaz de definir os grupos e as coleções. A definição de tais termos nos parece fundamental dentro das atividades de classificação, por se referir à relação existente entre os documentos e seus produtores, conforme o princípio da proveniência. 


METADADOS

   São dados sobre dados que nos permitem representar e socializar os conteúdos a partir de uma visão  estratégica da gestão coletiva de conteúdo. Portanto, fazer com que os conteúdos sejam classificados e organizados por varios autores.


   O Grupo propõe um melhor auxílio de busca apartir do nome dos produtores do fundo, que faz parte da área de contextualização.
3.2.1.1 sobrenome do autor - pag. 13
3.2.1.2 assunto especifico - pag. 13 
3.2.1.3 se houver,nome do orientador - pag. 13
3.2.1.4 nacionalidade do autor(es)- pag. 13

Also on Fandom

Random wikia