Fandom

Scratchpad

ArquivoX

224,292pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Trabalho funcional e em andamento!!! Ok

Participantes:

Sandra

Lori

Fabiana

Claudemar

Anderson B.M.

ISAD (G)

               Uma proposta de alteração na ISAD (G)
     De modo geral, a descrição arquivística tem como objetivo identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo com a finalidade de disponibilizar as informções de uma maneira acessível aos diversos tipos de usuários. Para obter este resultado foram criadas representações precisas e adequadas seguindo modelos predeterminados.
    O ponto de vista multinível da Norma Geral de Descrição Arquivística ISAD (G) fica esclarecido por inserir diversos níveis de descrição em uma única hierarquia vertical,baseando-se em príncipios teóricos aceitos,como por exemplo o pricínpio de "respeito aos fundos".
    A ISAD (G),vem estabelecer regras gerais para descrições arquivísticas, independente da forma ou suporte dos documentos, com exceções de documentos especiais, como selos, registros sonoros ou mapas. A ISAD (G) objetiva facilitar a recuperação e a troca de informações sobre documentos arquivíticos.
    Esta norma possui sete áreas de informação descritiva, que são:
*Área de identificação(identifica a unidade de descrição);
*Área de contextualização(origem e custódia);
*Área de conteúdo e estrutura (assunto e organização);
*Área de condições de acesso e de uso (acessibilidade);
*Área de fontes relacionadas; 
*Área de notas (informação especializada ou que não possa ser incluída em outra área); 
*Área de controle da descrição (como, quando e por quem foi elaborada).
    Essas áreas abrangem 26 elementos que podem ser utilizados, mas apenas alguns desses elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:código de refêrencia, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.
   Em linhas gerais, as críticas à norma ISAD (G) focalizam dois aspectos: a representatividade e a relação entre as atividades de descrição e as de classificação arquivística. 
   Na normalização existe a falta de uma definição mais precisa das atividades de classificação arquivística,a ausência de qualquer conceituação capaz de definir os grupos e as coleções. A definição de tais termos nos parece fundamental dentro das atividades de classificação, por se referir à relação existente entre os documentos e seus produtores, conforme o princípio da proveniência. 

METADADOS

   São dados sobre dados que nos permitem representar e socializar os conteúdos a partir de uma visão  estratégica da gestão coletiva de conteúdo. Portanto, fazer com que os conteúdos sejam classificados e organizados por varios autores.

   O Grupo propõe um melhor auxílio de busca apartir do nome dos produtores do fundo, que faz parte da área de contextualização.
3.2.1.1 sobrenome do autor - pag. 13
3.2.1.2 assunto especifico - pag. 13 
3.2.1.3 se houver,nome do orientador - pag. 13
3.2.1.4 nacionalidade do autor(es)- pag. 13