Fandom

Scratchpad

Avenida da Liberdade

215,674pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Liberdade

Av. da Liberdade


Fotografias

Lumo:

Foto A: Primeiro troço descendente: no seguimento do que acontece no Marquês, a circulação está invertida e condicionada.

ALib-1


Foto B: Sentido descendente: há estacionamento de ambos os lados e o piso está muito degradado.

ALib-2


Foto C: Sentido descendente: idem

ALib-3


Foto D: Sentido descendente: alguns buracos...

ALib-4


Foto E: Sentido descendente: parte em empedrado...

ALib-5


Foto E: Sentido descendente: ... que estreita com a entrada para o parque de estacionamento dos restauradores.

ALib-6


Foto F: Sentido descendente: Restauradores: há uma faixa bus, bastante larga, a permitir uma fácil partilha autocarros/bicicletas.

ALib-7 ALib-8


Foto G: Sentido ascendente: Restauradores: passagem estreita com a saída do parque de estacionamento.

ALib-9


Foto H: Sentido ascendente: Inicialmente, há apenas uma faixa de rodagem (pelo menos aparentemente), com estacionamento do lado direito.

ALib-10


Foto I: Sentido ascendente: Depois, há uma faixa de rodagem, mas com estacionamento de ambos os lados.

ALib-11ALib-12


Foto J: Sentido ascendente: A seguir duas faixas de rodagem, com estacionamento do lado direito.

ALib-13


Foto K: Sentido ascendente: De novo: uma faixa de rodagem, com estacionamento de ambos os lados.

ALib-14


Foto L: Sentido ascendente: Finalmente, duas faixas de rodagem, com estacionamento do lado direito.

ALib-15

Comentários

  • Está dividida em três partes:
    • uma faixa central com trânsito nos dois sentidos (variando o número de faixas para cada lado, bem como a existência de corredor BUS);
    • duas faixas laterais exteriores, uma em cada sentido, nas quais tipicamente apenas existe uma faixa de rodagem e também há estacionamento de ambos os lados.
  • Tem um declive significativo, pelo que é expectável que a velocidade no sentido ascendente seja inferior à do sentido descendente.

Problemas encontrados

Na faixa lateral do sentido ascendente, a forma de circular muda quase a cada quarteirão, ver fotos mais acima.

Sugestões

Partilha da faixa lateral (via de acesso local) entre bicicletas e automóveis em ambos os sentidos.

No sentido descendente faz sentido a partilha da faixa bus no troço entre a rotunda do Marquês e a rua Alexandre Herculano (dando acesso à faixa lateral)


Qualquer circulação de bicicletas nesta Avenida na faixa central na faixa bus terá de passar necessariamente pela sua requalificação porque o piso esta pessimo, todo segmentado e às ondinhas. Concordo com a utilização da faixa lateral no sentido ascendente e no descendente a partir da Alexandre Herculano, uma vez que, actualmente, não pode ser desde o Marquês. O que se se pudesse alterar..


Proposta de implementação

A exemplo da Av. da República, na Av. da Liberdade a circulação de bicicletas pode ser feita nas faixas laterais. Estas porém apresentam dois problemas principais: péssimo estado do piso e heterogeneidade de configurações de circulação: número de faixas e disposição do estacionamento.

Por estas razões, propõe-se que as faixas laterais sejam reordenadas, passando a ter estacionamento apenas de um dos lados. O restante espaço seria uma única faixa de rodagem, suficientemente larga para permitir a circulação de uma bicicleta e um automóvel em condições de segurança. Esta largura, porém, não deve em situação alguma permitir o estacionamento em segunda fila, pois tal iria prejudicar fortemente o trânsito de bicicletas. O carácter misto da circulação deve ser bem assinalado através de marcações no centro do pavimento da faixa, bem como sinalização vertical.

No troço já dentro da Praça dos Restauradores, o trânsito deve continuar pela faixa lateral, aqui com partilha da faixa direita por BUS e bicicletas.

Já na R. Primeiro de Dezembro, entre os Restauradores e o Rossio, em que existem apenas quatro faixas de rodagem, as faixas da direita em cada um dos sentidos devem ser reconvertidas em faixas BUS+BICI, facilitando o trânsito de bicicletas e transportes públicos. Esta medida permitiria também desincentivar o acesso de automóvel à Baixa, que, presentemente, se encontra excessivamente congestionada tendo em conta o seu aspecto de centro da cidade.

Also on Fandom

Random wikia