Wikia

Scratchpad

Avenida da Liberdade

217,581pages on
this wiki
Discuss this page0
Liberdade

Av. da Liberdade

Fotografias

Lumo:

Foto A: Primeiro troço descendente: no seguimento do que acontece no Marquês, a circulação está invertida e condicionada.

ALib-1

Foto B: Sentido descendente: há estacionamento de ambos os lados e o piso está muito degradado.

ALib-2

Foto C: Sentido descendente: idem

ALib-3

Foto D: Sentido descendente: alguns buracos...

ALib-4

Foto E: Sentido descendente: parte em empedrado...

ALib-5

Foto E: Sentido descendente: ... que estreita com a entrada para o parque de estacionamento dos restauradores.

ALib-6

Foto F: Sentido descendente: Restauradores: há uma faixa bus, bastante larga, a permitir uma fácil partilha autocarros/bicicletas.

ALib-7 ALib-8

Foto G: Sentido ascendente: Restauradores: passagem estreita com a saída do parque de estacionamento.

ALib-9

Foto H: Sentido ascendente: Inicialmente, há apenas uma faixa de rodagem (pelo menos aparentemente), com estacionamento do lado direito.

ALib-10

Foto I: Sentido ascendente: Depois, há uma faixa de rodagem, mas com estacionamento de ambos os lados.

ALib-11ALib-12

Foto J: Sentido ascendente: A seguir duas faixas de rodagem, com estacionamento do lado direito.

ALib-13

Foto K: Sentido ascendente: De novo: uma faixa de rodagem, com estacionamento de ambos os lados.

ALib-14

Foto L: Sentido ascendente: Finalmente, duas faixas de rodagem, com estacionamento do lado direito.

ALib-15

Comentários

  • Está dividida em três partes:
    • uma faixa central com trânsito nos dois sentidos (variando o número de faixas para cada lado, bem como a existência de corredor BUS);
    • duas faixas laterais exteriores, uma em cada sentido, nas quais tipicamente apenas existe uma faixa de rodagem e também há estacionamento de ambos os lados.
  • Tem um declive significativo, pelo que é expectável que a velocidade no sentido ascendente seja inferior à do sentido descendente.

Problemas encontrados

Na faixa lateral do sentido ascendente, a forma de circular muda quase a cada quarteirão, ver fotos mais acima.

Sugestões

Partilha da faixa lateral (via de acesso local) entre bicicletas e automóveis em ambos os sentidos.

No sentido descendente faz sentido a partilha da faixa bus no troço entre a rotunda do Marquês e a rua Alexandre Herculano (dando acesso à faixa lateral)

Qualquer circulação de bicicletas nesta Avenida na faixa central na faixa bus terá de passar necessariamente pela sua requalificação porque o piso esta pessimo, todo segmentado e às ondinhas. Concordo com a utilização da faixa lateral no sentido ascendente e no descendente a partir da Alexandre Herculano, uma vez que, actualmente, não pode ser desde o Marquês. O que se se pudesse alterar..

Proposta de implementação

A exemplo da Av. da República, na Av. da Liberdade a circulação de bicicletas pode ser feita nas faixas laterais. Estas porém apresentam dois problemas principais: péssimo estado do piso e heterogeneidade de configurações de circulação: número de faixas e disposição do estacionamento.

Por estas razões, propõe-se que as faixas laterais sejam reordenadas, passando a ter estacionamento apenas de um dos lados. O restante espaço seria uma única faixa de rodagem, suficientemente larga para permitir a circulação de uma bicicleta e um automóvel em condições de segurança. Esta largura, porém, não deve em situação alguma permitir o estacionamento em segunda fila, pois tal iria prejudicar fortemente o trânsito de bicicletas. O carácter misto da circulação deve ser bem assinalado através de marcações no centro do pavimento da faixa, bem como sinalização vertical.

No troço já dentro da Praça dos Restauradores, o trânsito deve continuar pela faixa lateral, aqui com partilha da faixa direita por BUS e bicicletas.

Já na R. Primeiro de Dezembro, entre os Restauradores e o Rossio, em que existem apenas quatro faixas de rodagem, as faixas da direita em cada um dos sentidos devem ser reconvertidas em faixas BUS+BICI, facilitando o trânsito de bicicletas e transportes públicos. Esta medida permitiria também desincentivar o acesso de automóvel à Baixa, que, presentemente, se encontra excessivamente congestionada tendo em conta o seu aspecto de centro da cidade.

Around Wikia's network

Random wikia