Fandom

Scratchpad

Avenida da República

216,179pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Entre campos-saldanha

Av. da República

Fotografias

Lumo 20:00, 3 April 2006 (EDT):

Foto A: Sentido ascendente: faixa lateral entre o Saldanha e o Campo Pequeno.

SaldanhaCPequeno1

Foto B: Sentido ascendente: faixa lateral entre o Saldanha e o Campo Pequeno, perto do fim: entre trânsito vindo da esquerda, faixa da direita acaba.

SaldanhaCPequeno2

Foto C: Sentido ascendente: faixa lateral entre o Saldanha e o Campo Pequeno, perto do fim: ficam duas faixas normais, sem BUS.

SaldanhaCPequeno3

Foto D: Sentido ascendente: Campo Pequeno: duas faixas normais do lado direito, piso degradado por causa das obras, faixa BUS do lado esquerdo.

CPequeno1

Foto E: Sentido ascendente: Campo Pequeno: mais adiante, a faixa de BUS separa-se.

CPequeno2

Foto F: Sentido ascendente: entre o Campo Pequeno e Entre Campos: há uma faixa isolada do lado direito.

CPequenoECampos1

Foto G: Sentido ascendente: entre o Campo Pequeno e Entre Campos: faixa direita (BUS) está inicialmente ocupada com andaimes de obra. Há mais duas faixas, com trânsito excessivamente rápido.

CPequenoECampos2

Foto H: Sentido ascendente: já depois dos andaimes, a situação está normalizada.

CPequenoECampos3

Marcos Pais, 11 de Outubro de 2006

Foto I: Sentido Entrecampos - Saldanha

Av Rep 01

Foto J:

Av Rep 02

Foto K:

Av Rep 03

Foto L:

Av Rep 04

Foto M:

Av Rep 05

Lumo 18:23, 4 January 2007 (UTC)

Foto N: junto ao gabinete da vereadora da Mobilidade... Onde esta ideia surgiu...

Av Rep 06

Foto O:

Av Rep 07

Foto P:

Av Rep 08

Foto Q:

Av Rep 09

Foto R:

Av Rep 10

Foto S: fim interrompido pelas obras do metro. Espera-se que temporárias, e que se volte ao original

Av Rep 11

Foto T: panorama das obras do metro.

Av Rep 12

Foto V: Já depois das obras

Av Rep 13

Foto W: Praça Duque de Saldanha, sentido descendente

Av Rep 14

Foto X:

Av Rep 15

Foto Y:

Av Rep 16

Foto Z:Praça Duque de Saldanha, sentido ascendente

Av Rep 17

Foto AA:

Av Rep 18

Foto B:

Av Rep 19

Foto AC:

Av Rep 20

Foto AD: Av. da República, início, sentido ascendente, também há obras do metro

Av Rep 21

Foto AE: aqui também há obras do metro.

Av Rep 22

Comentários

  • Está dividida em três partes:
    • uma faixa central com trânsito nos dois sentidos (variando o número de faixas para cada lado, bem como a existência de corredor BUS, inclui também entradas para o túnel do Campo Pequeno);
    • duas faixas laterais exteriores, uma em cada sentido, nas quais tipicamente existemduas faixas de rodagem e também há estacionamento de ambos os lados.

Problemas encontrados

O troço entre o campo pequeno e a rotunda de entrecampos, no sentido Sul-Norte levanta alguns problemas, são eles:

- a introdução de uma faixa BUS; uma solução simples seria a reclassificação como faixa BUS&Bike;

- uma estrutura, de suporte à fachada de um edifício em ruínas, que ocupa o passeio e a faixa da direita, situada logo a seguir ao viaduto do comboio e à saída do túnel, onde a necessidade de mudar para a faixa à esquerda (que está na continuação da saída do túnel) aumenta o risco de acidentes graves.

Sugestões

Acrescentado por Fbruno69 14:16, 9 March 2006 (EST):

  1. Lateral da Av. da República (idealmente incluindo as próprias laterais do Campo Grande) até ao Saldanha [1] Penso ser bastante utilizado (e se incluir as laterais do Campo Grande permite ligar a Cidade Universitária à Biblioteca Nacional, que poderá potenciar ainda mais, embora aí já exista uma ciclovia que, embora esteja bastante degradadada, é habitualmente utilizada por ciclistas) e é bastante visível.

Marcos Pais; 14 de Novembro 2006

a) No locais da Av. da República em que a lateral está claramente definida com duas faixas de rodagem, estas passariam a ser exclusivas ao bus + bici (fotos A, E, J, L, M).

b) Quando a lateral tem três faixas de rodagem num sentido, proponho a redução para duas, sendo uma delas mais larga que o normal e exclusiva ao bus + bici (fotos D, G, H, I, K), com uma pequena separação física (ver foto abaixo de exemplo em Paris).

Paris bus-bici

c) As fotos B e C constituem o maior desafio. Neste caso proponho que o estacionamento seja eliminado, para tornar possível a faixa larga de bus + bici.

Voltar à página principal

Proposta de Implementação

Entre a Praça do Saldanha e o cruzamento da Av. República com as Avenidas de Berna e João XXI, uma das faixas laterais da Av. República deve ser assinalada para a circulação mista de bicicletas, de forma não segregada.

Entre a Praça de Touros e a rotunda de Entrecampos o trânsito de bicicletas deve ser integrado nas Faixas BUS, aumentando a largura destas por forma a aumentar o conforto na circulação e convivência entre autocarros, táxis e bicicletas. O alargamento das faixas BUS deve ser feito em detrimento das restantes faixas de circulação automóvel, o que permite igualmente reduzir os níveis de velocidade aumentando a segurança de todos.

Also on Fandom

Random wikia