Fandom

Scratchpad

Baixa

215,988pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Baixa

Baixa


Fotografias

Foto A: Sentido descendente, ligação entre Restauradores e Rossio: empedrado em mau estado, duas faixas.

RestauradoresRossio


Foto B: Sentido descendente, Rossio: empedrado, uma faixa BUS bastante larga, e duas faixas normais.

Rossio1 Rossio2


Foto C: Sentido descendente, Rua do Ouro: asfalto em muito mau estado, duas faixas.

ROuro1ROuro2


Foto D: Sentido descendente, Terreiro do Paço: faixa BUS muito larga, frequentemente com autocarros e outros veículos parados.

TerreiroPaco


Foto E: Sentido ascendente, Rua da Prata: duas faixas, sem corredor BUS, mas com carris de eléctrico na faixa direita. Piso em muito mau estado.

RPrata1RPrata2


Foto F: Sentido ascendente, Praça da Figueira: duas faixas, sem corredor BUS, empedrado. Marcações no solo um pouco estranhas.

PFigueira


Foto G: Sentido ascendente, Rossio: duas faixas, mais corredor BUS muito largo, empedrado.

Rossio3


Foto H: Sentido ascendente, Rossio, em frete ao Teatro D. Maria: duas faixas normais, mais uma para virar à esquerda, sem corredor BUS, empedrado. Há mais um bocado de faixa ao início, ocupado com o princípio de uma praça de taxis, que poderia ser faciilmente libertado através de um recuo do início desse princípio.

Rossio4


Foto I: Sentido ascendente, entre Rossio e Restauradores: duas faixas normais, mais uma para virar à direita (para a faixa lateral da Av. da Liberdade, sem corredor BUS, empedrado.

RestauradoresRossio2

Problemas encontrados

Penso que a ideia não seja utilizar a Rua Augusta, como muita vez se faz, até porque felizmente está fechada ao trânsito (infelizmente é uma das muito poucas..), mas não sei se será muito apropriada porque está sempre cheia de gente, espalanadas ao meio, etc. A utlizar-se teria que ser a uma velocidade de passeio, sem se perturbar os peões..

Pelo que a solução passa por utilizar a Rua Áurea (e como está no site da Cãmara, mas não se chama do Ouro?!..)sentido(1) Rossio->Prç.Comércio e Rua da Prata, sentido(2) Prç.Comércio->Rossio (Prç.Figueira).Mas tanto uma como outra sáo dó de 2vias e o piso tb não e o melhor.

Ponha por isso à discussão a utilização no SENTIDO (2) da Ruas dos Sapateiros, que é uma que começa no meio do Rossio, passando um arco e vai até Rua da Conceição.Mas depois teria-se que passar para a "Áurea" o que pode ser complicado..No sentido contrário poderia utilizar-se a Rua dos Correeiros, mas põe-se o mesmo problema.São ruas com muito pouco movimento..

Ou tenta-se forma de recorrer a estas ruas alternativas ou então utiliza-se mesmo a outras duas, "principais"..Não sei é em que termos.. Nota posterior: Estas ruas são usadas para esplanadas por cafés e restaurantes..

Sugestões

Tem de ser discutido também, e incluindo neste parte da Baixa a zona do Rossio: como se faria a circulação junto deste e desde que se sai da faixa lateral da Avenida da Liberdade até ele. Talvez pelo Bus... Mas junto ao Rossio o número de paragens de autocarro é a ter em conta.

No Rossio a faixa BUS é bastante larga, creio que duplamente larga na zona das paragens. Custa acreditar que foi recentemente reabilitado e que as bicicletas não foram tidas em conta. Do Rossio segue-se sem problemas, e sem pressa!, pela rua das Portas de Santo Antão até que esta vira à Esquerda e entronca com a Av Liberdade e Laterais. Do Rossio para os Restauradores, com Pressa!, não vejo como uma zona especialmente complicada, o transito flui à direita a velocidades relativamente baixas. Logo nos Restauradores pode-se apanhar a Lateral que sobe até ao Marquês de Pombal. DDR

Proposta de implementação

No caso da Praça do Rossio, não são necessárias alterações de fundo: as faixas BUS são muito largas e permitem com facilidade a co-existência de bicicletas e transportes públicos. Basta para tal que sejam transformadas em faixas BUS+BICI, com a sinalização adequada.

O resto do trânsito de bicicletas deve ser feito pelas ruas do Ouro e da Prata. Estas porém estão actualmente totalmente congestionadas pelo trânsito automóvel comum, apesar de apenas terem duas faixas. Nesta situação deve-se considerar seriamente uma opção ambiciosa: criar uma faixa BUS+BICI, neste caso, e devido à expectável pressão do restante trênsito, possivelmente separada fisicamente. Esta medida facilitaria o trânsito de bicicletas e, porventura mais importante ainda, traria grandes benefícios para os transportes públicos.

No caso particular da R. da Prata, há um problema adicional: a existência dos carris do eléctrico, que são perigosos para os condutores de bicicleta. Aqui poder-se-ia pensar num deslocamento dos carris para a esquerda, o que iria simultaneamente permitir uma faixa de tamanho suficiente para bicicletas no extremo direito e a ultrapassagem de ciclistas por eléctricos (e outros transportes públicos) quando tal fosse necessário.

Also on Fandom

Random wikia