Wikia

Scratchpad

Baixa

217,581pages on
this wiki
Discuss this page0
Baixa

Baixa

Fotografias

Foto A: Sentido descendente, ligação entre Restauradores e Rossio: empedrado em mau estado, duas faixas.

RestauradoresRossio

Foto B: Sentido descendente, Rossio: empedrado, uma faixa BUS bastante larga, e duas faixas normais.

Rossio1 Rossio2

Foto C: Sentido descendente, Rua do Ouro: asfalto em muito mau estado, duas faixas.

ROuro1ROuro2

Foto D: Sentido descendente, Terreiro do Paço: faixa BUS muito larga, frequentemente com autocarros e outros veículos parados.

TerreiroPaco

Foto E: Sentido ascendente, Rua da Prata: duas faixas, sem corredor BUS, mas com carris de eléctrico na faixa direita. Piso em muito mau estado.

RPrata1RPrata2

Foto F: Sentido ascendente, Praça da Figueira: duas faixas, sem corredor BUS, empedrado. Marcações no solo um pouco estranhas.

PFigueira

Foto G: Sentido ascendente, Rossio: duas faixas, mais corredor BUS muito largo, empedrado.

Rossio3

Foto H: Sentido ascendente, Rossio, em frete ao Teatro D. Maria: duas faixas normais, mais uma para virar à esquerda, sem corredor BUS, empedrado. Há mais um bocado de faixa ao início, ocupado com o princípio de uma praça de taxis, que poderia ser faciilmente libertado através de um recuo do início desse princípio.

Rossio4

Foto I: Sentido ascendente, entre Rossio e Restauradores: duas faixas normais, mais uma para virar à direita (para a faixa lateral da Av. da Liberdade, sem corredor BUS, empedrado.

RestauradoresRossio2

Problemas encontrados

Penso que a ideia não seja utilizar a Rua Augusta, como muita vez se faz, até porque felizmente está fechada ao trânsito (infelizmente é uma das muito poucas..), mas não sei se será muito apropriada porque está sempre cheia de gente, espalanadas ao meio, etc. A utlizar-se teria que ser a uma velocidade de passeio, sem se perturbar os peões..

Pelo que a solução passa por utilizar a Rua Áurea (e como está no site da Cãmara, mas não se chama do Ouro?!..)sentido(1) Rossio->Prç.Comércio e Rua da Prata, sentido(2) Prç.Comércio->Rossio (Prç.Figueira).Mas tanto uma como outra sáo dó de 2vias e o piso tb não e o melhor.

Ponha por isso à discussão a utilização no SENTIDO (2) da Ruas dos Sapateiros, que é uma que começa no meio do Rossio, passando um arco e vai até Rua da Conceição.Mas depois teria-se que passar para a "Áurea" o que pode ser complicado..No sentido contrário poderia utilizar-se a Rua dos Correeiros, mas põe-se o mesmo problema.São ruas com muito pouco movimento..

Ou tenta-se forma de recorrer a estas ruas alternativas ou então utiliza-se mesmo a outras duas, "principais"..Não sei é em que termos.. Nota posterior: Estas ruas são usadas para esplanadas por cafés e restaurantes..

Sugestões

Tem de ser discutido também, e incluindo neste parte da Baixa a zona do Rossio: como se faria a circulação junto deste e desde que se sai da faixa lateral da Avenida da Liberdade até ele. Talvez pelo Bus... Mas junto ao Rossio o número de paragens de autocarro é a ter em conta.

No Rossio a faixa BUS é bastante larga, creio que duplamente larga na zona das paragens. Custa acreditar que foi recentemente reabilitado e que as bicicletas não foram tidas em conta. Do Rossio segue-se sem problemas, e sem pressa!, pela rua das Portas de Santo Antão até que esta vira à Esquerda e entronca com a Av Liberdade e Laterais. Do Rossio para os Restauradores, com Pressa!, não vejo como uma zona especialmente complicada, o transito flui à direita a velocidades relativamente baixas. Logo nos Restauradores pode-se apanhar a Lateral que sobe até ao Marquês de Pombal. DDR

Proposta de implementação

No caso da Praça do Rossio, não são necessárias alterações de fundo: as faixas BUS são muito largas e permitem com facilidade a co-existência de bicicletas e transportes públicos. Basta para tal que sejam transformadas em faixas BUS+BICI, com a sinalização adequada.

O resto do trânsito de bicicletas deve ser feito pelas ruas do Ouro e da Prata. Estas porém estão actualmente totalmente congestionadas pelo trânsito automóvel comum, apesar de apenas terem duas faixas. Nesta situação deve-se considerar seriamente uma opção ambiciosa: criar uma faixa BUS+BICI, neste caso, e devido à expectável pressão do restante trênsito, possivelmente separada fisicamente. Esta medida facilitaria o trânsito de bicicletas e, porventura mais importante ainda, traria grandes benefícios para os transportes públicos.

No caso particular da R. da Prata, há um problema adicional: a existência dos carris do eléctrico, que são perigosos para os condutores de bicicleta. Aqui poder-se-ia pensar num deslocamento dos carris para a esquerda, o que iria simultaneamente permitir uma faixa de tamanho suficiente para bicicletas no extremo direito e a ultrapassagem de ciclistas por eléctricos (e outros transportes públicos) quando tal fosse necessário.

Around Wikia's network

Random wikia