Fandom

Scratchpad

Balaio de Minas

224,291pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Um site relacionado à cultura, esporte, musica, artes e outros temas ligados a Minas Gerais. A base do Balaio de Minas é a construção coletiva, ou seja, são os internautas que publicam matérias, causos além de atrair patrocinadores e anunciantes. Atualmente, apresenta mais de 1.800 matérias escritas por internautas, na maioria relacionadas à Minas Gerais e aos mineiros.

A proposta do Balaio de Minas é ser mais que um guia virtual, ou uma revista de cultura, mas um espaço de interação entre usuários e comerciantes. Além dos textos ligados a cultura mineira em suas diversas facetas, históricas, de arte, folclore, literatura e demais manifestações, o site indica bares e restaurantes, possui classificados, e abriga uma loja virtual, onde o usuário pode fazer compras através do site.

A participação do usuário pode ser realizada através de cinco formas distintas: Colaborador: a pessoa se cadastra e colabora com matérias publicadas no site. Os colaboradores recebem um pagamento, de acordo com o número de acessos e que conseguiu atrair para o site;

Promotor: a pessoa recebe por atrair lojistas para o site e comercializar espaços publicitários, buscando parceiros comerciais ou empresas interessadas em fazer a publicidade dos seus produtos e marca no Balaio de Minas; Lojista: o Balaio de Minas funciona também como um shopping virtual que presta serviços de e-commerce para consumidores e lojistas, promovendo o acesso dos consumidores aos bens e serviços dentro do seu site. O lojista divulga seus produtos e paga uma taxa mensal e uma comissão pelos produtos vendidos no site;

Vitrinista: o site possui uma Vitrine Virtual, ou seja, uma loja de demonstração e apresentação de produtos. O vitrinista pode disponibilizar os seus produtos, com fotos e textos, receber e-mails solicitando informações ou encomendas, mas não pode executar operação de venda com pagamento online, como os lojistas. Pode também divulgar site, endereço, telefone ou outras informações.

Parceiro: divulga seus produtos e serviços e tem a oportunidade de prestar serviços para usuários do site. O site recebe uma comissão pelos serviços prestados à usuários;

Um recurso utilizado para chamar a atenção dos internautas é o Tempo Agora (www.tempoagora.com.br), um site do UOL, onde você encontra a previsão do tempo para todo o mundo e pode agregar a previsão de determinada cidade no seu site, apenas copiando um código html. O Balaio de Minas agrega também cotações e gráfico da bolsa.

O site possui várias fontes de receita - lojistas, patrocinadores, anunciantes e vitrinistas, comissões por transações realizadas no site, além do Adsense e a busca no google.

A proposta é muito interessante, mas precisa passar por uma reformulação, pois está um pouco “abandonado”, com áreas sem conteúdo e links quebrados.

Balaio de Minas .: Jalme