FANDOM

«Embora os Estudos gerais concedessem diplomas que habilitavam a uma profissão liberal remunerada, todos os seus graduados haviam seguido um ensino de saberes liberais, pelo que se haviam formado.

Pelas artes liberais se comunicou à Europa uma tradição de estudo e uma disciplina mental.

Estas artes eram «liberais» porque ensinavam o homem a exercer o seu papel de criatura «livre»; eram uma arte de falar correctamente e de convencer pela palavra e ainda uma arte de bem-raciocinar. Por elas se desenvolveu um verdadeiro «apostolado da inteligência» que permitiu o desenvolvimento e a divulgação de literaturas em vernáculos, principalmente a arte poética (de que os cancioneiros que chegaram até nós são impressionantes antologias) e as descrições das andanças heróicas dos cavaleiros das Cruzadas (de que crónicas e novelas são crestomatias sensacionais).

Sem qualquer sombra de dúvida podemos afirmar que o êxito que poetas e cronistas tiveram, em ambientes palacianos ou junto do próprio povo, decorreu do prestígio adquirido, nas cortes principescas ou em contacto com o comum das gentes, por todos aqueles que, por via dos saberes liberais, se haviam imposto pela inteligência

LEITE PINTO, Francisco de Paula – Essa Palavra «Universidade». In «A Universidade na Vida Portuguesa». Lisboa: Gabinete de Investigações Sociais, 1969. Vol. 1, p. 39.

Investigação realizada em Portugal sobre o rendimento dos licenciados demonstra que estes ganham um salário substancialmente superior face aos que não têm uma licenciatura. Sugere-se a leitura de um artigo de Pedro Portugal, publicado no Boletim do Banco de Portugal, em Março de 2004, intitulado «Mitos e factos sobre o mercado de trabalho português: A trágica fortuna dos licenciados».

Curso superior é mais vantajoso em Portugal, aponta estudo, Lusa, 2008/04/03
Também disponível, com comentários, em:
Portugal é dos países onde é mais vantajoso tirar um curso, Público, 2008/04/03