FANDOM

Quanto custa estudar no ensino superior em Portugal, Semanário Económico, 2008-06-06

Bolsas cobrem apenas um quarto dos gastos de um estudante do Ensino Superior público, Canal UP, 2008-05-30

Bolsas atrasadas «obrigam» alunos a deixar de comer, Jornal de Notícias, 2007-11-09

SAS – Bolsas de Estudo
João Figueiredo
Factus, n.º 5, Abril – Maio 2007

Aproxima-se, mais uma vez, a época das candidaturas para a atribuição de bolsas, por parte dos Serviços de Acção Social, para os alunos da UNL mais desfavorecidos. …

Esta é uma alternativa que os estudantes mais carenciados têm para poder continuar os seus estudos, muito embora as dificuldades que existem não sejam somente o valor das propinas, havendo também outros encargos, como o material escolar, as deslocações ou a estadia, no caso de alunos deslocados.

Relembramos, também, que devido à Lei de Financiamento do Ensino Superior, o número de colegas que têm requerido os serviços dos SAS tem aumentado e como as verbas disponíveis para bolsas não têm seguido esta evolução, os valores das bolsas tendem a diminuir.

A agravar esta situação, os alunos bolseiros pagam a propina máxima, quando anteriormente só pagavam a mínima. E como se tudo não bastasse, o pagamento das prestações das propinas para os alunos bolseiros é um problema, agora, porque, mesmo que no decorrer do ano lectivo recebam em bolsas o que têm que pagar em propinas, as prestações são para pagar em alturas em que esse valor ainda não foi atribuído. Já para não falar de que com este modelo de financiamento, o próprio espírito da Acção Social não é muito respeitado.

[Destaques do editor]