Wikia

Scratchpad

Campo Grande

217,480pages on
this wiki
Discuss this page0
Campo grande

Campo Grande

Único sítio onde já há uma ciclovia.

Fotografias

Marcos Pais, 11 de Outubro de 2006

Foto 1: Início Cpo Grd do lado norte. À direita está a Fac. de Ciências, à esquerda a Univ. Lusófona.

CG 01

Lumo

Foto 1b: Início Cpo Grd do lado norte. Faixa lateral

CG1

Marcos Pais, 11 de Outubro de 2006

Foto 2: Cruzamento com a Alameda da Universidade ao fundo. Para a esquerda é Alvalade, para a direita está a Torre do Tombo.

CG 02

Lumo

Foto 2b: Cruzamento com a Alameda da Universidade ao fundo. Faixa lateral

CG2

Marcos Pais, 11 de Outubro de 2006

Foto 3: Lateral da Avenida da República, dps do cruzamento com a Alameda da Universidade.

CG 03

Foto 4: Ao fundo está Entrecampos. Biblioteca Nacional do lado direito.

CG 04

Foto 5: Entrecampos. Local onde quem quer entrar na ciclovia tem de circular em contra-mão, vindo do lado esquerdo.

CG 06

Lumo

Foto 6: Entrecampos, direcção norte. Há uma faixa BUS larga, mas de empedrado

CG3

Foto 7: Campo Grande, direcção norte, a chegar à Av. da Igreja. Ainda há faixa BUS, mas geralmente estão carros em segunda fila.

CG4

Foto 8: Campo Grande, direcção norte, depois da Av. da Igreja. Ainda há faixa BUS.

CG6

Foto 9: Campo Grande, direcção norte, entre as Avs. da Igreja e Brasil. Entrada para uma faixa lateral. Na faixa principal há uma faixa BUS.

CG7

Foto 10: Campo Grande, direcção norte, entre as Avs. da Igreja e Brasil. Faixa lateral: o piso é de empedrado.

CG8

Foto 11: Campo Grande, direcção norte, a chegar à Av. do Brasil, depois da saída da faixa lateral: continua a faixa BUS.

CG9

Foto 12: Campo Grande, direcção norte, depois da Av. do Brasil: continua a faixa BUS.

CG10

CG11

CG12

Foto 15: Campo Grande, direcção norte, junto da Univ. Lusófona: continua a faixa BUS.

CG13

Foto 16: Campo Grande, direcção norte, a chegar à 2ª circular: já acabou a faixa BUS.

CG16

Problemas encontrados

Nalguns sítios, há buracos que nunca foram tapados...

Um grande problema neste ponto é a ligação Avenida da República com a ciclovia existente. Muito bem construiram a ciclovia, mas não ha qualquer tipo de interligação entre esta e as restantes vias, nomeadamente no seu inicio..Quem vem da Av.Republica para se entrar na ciclovia ou faz a rotunda e depois entra em contra-mão para subir o passeio..ou no fim da avenida vira para o passeio e atravessa 5 passadeiras, todas com passeios que não estão rebaixados..(um aparte, a cidade não oferece de todo condições para veiculos sem motor de 2rodas, seja bicicletas, seja cadeiras de rodas..Mobilidade sustentável tb passa por aqui..)

Fbruno69 No meu entender esta ciclovia deve ser vista simplesmente como dedicada ao lazer, vê-se mais gente a utilizá-la nos seus joggings do que de bicicleta. Para além do mais, como já foi dito por aí não é prática para quem quer ir de um lado para o outro, principalmente quem vá a subir o Campo Grande. O maior problema é mesmo o empedrado que existe neste sentido e que é bastante desconfortável para quem vai de bicicleta.

Sugestões

Apesar de já existir uma ciclovia bi-direccional no lado poente do jardim do Campo Grande, a circulação de bicicletas nas vias laterais deveria ser encorajada pelas seguintes razões:

- o desenho da ciclovia é "manhoso", complicando o cruzamento com a Alameda da Cidade Universitária;

- o estado do pavimento, provavelmente, já foi bom. Hoje está bastante ondulado e é desagradável a uma circulação mais rápida;

- quem queira ir de Entrecampos à estação de Metro Campo Grande terá algumas dificuldades e correrá mais riscos ao tentar chegar à ciclovia do que se fluísse com o tráfego pela faixa lateral.

- quem venha da estação de Metro Campo Grande em direcção a Entrecampos tem na faixa lateral um melhor pavimento, menos obstáculos (já que na ciclovia se encontram mais peões do q bicicletas) e ainda evita complicar o cruzamento com a Alameda da Cidade Universitária.

- Fbruno69 quem vá de Entrecampos para o Lumiar (por exemplo) fica também melhor servido se se comportar como qualquer outro veículo e seguir pela estrada (mais curto, melhor piso, menos cruzamentos, etc.)

Voltar à página principal

Proposta de implementação

A ciclovia é sobretudo vantajosa para quem pretende ir de Entrecampos ao interface do Campo Grande ou a Telheiras, uma vez que permite evitar vários semáforos e intersecções (cruzamentos). Funciona como uma espécie de via rápida. É porém pouco conveniente para quem pretenda mudar de direcção a meio do trajecto.

Este corredor deve ser complementado com outros dois que permitam a ligação às ruas e avenidas que desenbocam ao longo do Campo Grande.

No sentido Entrecampos-Campo Grande, deve integrar-se a bicicleta nas faixas BUS (já existentes), alargando-a em alguns troços. Esta ligação permite aceder às Avenidas Estados Unidos da América, da Igreja e do Brasil. Nalguns pontos existem paragens em empedrado, o que é problemático. Ver discussão em Problemas gerais.

No sentido Campo Grande-Entrecampos, o trânsito é pouco intenso na faixa lateral (onde não existe faixa BUS), pelo que deverá ser apenas assinalado um percurso com recurso a sinalização vertical e horizontal. Esta ligação permite um melhor acesso à Faculdade de Ciências-UL, à Alameda da Universidade, à Biblioteca Nacional e ao ISCTE.

Ao mesmo tempo, deverão ser melhorados os acessos à ciclovia, em Entrecampos. Actualmente o acesso é difícil porque implica atravessar com a bicicleta na passadeira, seguindo com os peões, ou transgredir alguma regra de trânsito, como circular em sentido contrário. Igualmente, a ciclovia foi votada ao esquecimento, e tem o piso e as marcações muito degradadas. Tal deve ser resolvido.

Around Wikia's network

Random wikia