Fandom

Scratchpad

CiclOdivelas

215,674pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Ligações

Texto a incluir na proposta à Câmara de Odivelas:

Fotos que acompanham a exposição feita ao município de Odivelas

Fotos do parque de bicicletas da estação de metro de Odivelas

Mobilidade Sustentável em Odivelas

Ciclovia imagináriaL

Na imagem de cima está patente a área entre Odivelas e o Senhor Roubado. Nela é possível ver a amarelo a actual ciclovia; a vermelho tracejado a secção sem ciclovia que a liga à estação de metro do Senhor Roubado (ESR); e rodeado por um círculo amarelo a própria estação.

Quanto a mim será bastante interessante juntar às propostas já feitas no texto que o João escreveu uma que poderá ser chamada "Evolução futura", indicando como poderão crescer as ciclovias já feitas de modo a tornarem-se muito mais efectivas.

Há muita gente que circula a pé entre a ESR e Odivelas, por duas razões: para evitar pagar um bilhete ou passe mais caro (2 coroas) e/ou porque a Estação de Odivelas fica demasiado para Nordeste da cidade, próxima da Póvoa de Sto Adrião. O caminho que as pessoas fazem a pé é aquele que está assinalado pelo tracejado vermelho. Ora este caminho, entre a ESR e a rotunda assinalada com A, é um viaduto com duas faixas de rodagem para cada lado onde se praticam velocidades demasiado elevadas.

Na foto A, que foi tirada no local assinalado com o ponto A no mapa, no sentido indicado pela seta, é possível confirmar essa situação.

Foto A Ao fundo vê-se o viaduto do metro. Para trás da foto fica Odivelas.

FotoA

Fazendo um pouco de aproximação (foto B), verifica-se que o local onde as pessoas têm de atravessar a pé é um acesso à CRIL, onde até já é possível ver a sinalização típica de vias reservadas a automóveis e auto-estradas. Creio ser fundamental esta passadeira ser sobre-elevada (o que em inglês se chama raised intersection), ou seja, em vez de as pessoas descerem e subirem passeios, deverão ser os carros a terem que subir e descer uma lomba. Quanto a mim o passeio também deveria ser todo reformulado, alargado e a ciclovia que começa em Odivelas estender-se por aqui até à Estação do Senhor Roubado.

Foto B

FotoB

Quanto à parte que fica entre o Ponto A e a ciclovia, não tem nada que saber, nem percebo por que razão pararam por ali, é só continuar as ciclovia. Senão vejam a foto C:

Foto C

FotoC

Para ver o texto a incluir na proposta à Câmara de Odivelas: Proposta

Also on Fandom

Random wikia