Fandom

Scratchpad

Cidade de Deus

215,986pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Cidade de Deus

Site Oficial: www.cidadededeus.com.br Hot Site: www.adorocinemabrasileiro.com.br Direção: Fernando Meirelles Roteiro: Bráulio Mantovani, baseado em romance de Paulo Lins O que foi trabalhado a partir do filme: Com o filme Cidade de Deus concluímos o ciclo de atividades, trabalhando o processo de migração e a conseqüente favelização dos grandes centros urbanos. A esperança de uma nova vida, a luta pela sobrevivência e as alternativas encontradas por esses migrantes estiveram no centro dos debates deste terceiro e último dia. Atividade proposta: Após uma breve conversa onde foi feita uma retrospectiva dos encontros anteriores, teve início a exibição do filme Cidade de Deus. A estrutura desta atividade foi dividida em dois momentos. Primeiramente exibimos o filme, com a finalidade de provicar a construção de uma visão crítica dos alunos frente ao processo de desigualdade socioeconômico existente em nosso país (favelas x arranha-céus), problematizando o processo de expropriação visualizado nos filmes anteriores, a decorrente migração para os grandes centros urbanos e a segregação urbana. O segundo momento esteve estruturado através de uma atividade lúdica (saída de campo), onde dividimos a turma em três grupos, ficando cada grupo responsável pela coleta de imagens, através de fotografias tiradas das áreas visitadas. Esta atividade foi proposta no sentido de aproximar os alunos da realidade vivida pelo personagem principal da trama. Nesta, Busapé é um adolescente que encontra na fotografia uma forma de expor os dramas cotidianos de sua comunidade e de se encontrar como sujeito ativo de transformação desta realidade. Dessa forma, cada grupo recebeu uma máquina fotográfica e dois filmes de 12 poses cada. Os alunos, nessa ocasião, puderam registrar as situações presenciadas e que lhes remetiam a tudo o que havíamos trabalhado até o momento.Três foram os locais escolhidos para esta atividade que, de um modo geral, representavam estruturas socioeconômicas diferenciadas:

Grupo 1: Parque Farroupilha (Redenção). Domínio público, onde é possível visualizar a circulação de pessoas de diferentes classes sociais Grupo 2: Vila Planetário. Conjunto habitacional localizado junto a Av. Ipiranga, constituída por população de baixa renda. Grupo 3: Azenha e Menino Deus. Bairros que representam a interface de duas realidades socioeconômicas diferentes. Material utilizado: Fita VHS do filme Cidade de Deus Máquinas fotográficas

Also on Fandom

Random wikia