FANDOM

Clássico dos Clássicos é o nome do clássico regional dado em Pernambuco ao jogo Sport Club do Recife vs. Clube Náutico Capibaribe. É o 3º clássico mais antigo do Brasil, atrás somente de Clássico Vovô (22 de Outubro de 1905) e do Gre-nal (18 de Julho de 1909) , este último disputado apenas 1 semana antes do primeiro Clássico dos Clássicos.

História

O clássico tem implicações sociais fortes e complexas. O Sport nasceu de dissidentes do Náutico, um clube, naquela época, racialista (formado por ingleses, não aceitava negros no time) e exclusivo da elite social na então bem segregada sociedade recifense. A divergência se firmou de forma tão intensa que os dissidentes decidiram por criar um clube totalmente antagônico ao Náutico, com o branco sendo substituído pelo preto e as linhas verticais, por horizontais.

Apesar de diferenças como aquelas já estarem quase completamente extintas, a rivalidade entre ambos os clubes ainda carrega forte conotação social até os dias atuais e faz a cidade parar em dia de jogo entre as duas instituições centenárias.

Dados