Fandom

Scratchpad

Colabora Considerações

215,873pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Principais considerações políticas do grupo Colabora, de acordo com a convergência observada nas reuniões.

Sentido de Público

  • Há uma diferença entre propriedade e "efetivação" pública.
  • A coisa pública deve ser de propriedade estatal, ter um objetivo (fim) e acesso coletivos.
  • Focamos a discussão de público na universidade pública.
  • A universidade pública, para cumprir seu papel público, deve ser de propriedade do estado, com financiamento estatal, de acesso livre (sem barreiras discriminatórias) ao ensino e ao espaço.

Acesso ao Conhecimento e Propriedade Intelectual

  • O conhecimento é um bem não-rival, e conseqüentemente não pode ser mercantilizado.
  • O conhecimento produzido na universidade pública deve ser de acesso livre.
  • A propriedade intelectual da pesquisa produzida pela universidade pública deve ser pública, e não deve impor obstáculos, especialmente econômicos, ao seu acesso, de modo que ele seja não-rival.
  • A Universidade Pública deve desenvolver pesquisas que supram as necessidades das Políticas Públicas definidas pelo Estado, mas também deve ter autonomia para desenvolver outras pesquisas. Essas políticas públicas, para serem definidas, devem ter a participação da Universidade.

Financiamento da Universidade

  • O financiamento exerce influência sobre as relações de poder na universidade.
  • Para efetivar seu papel público sem sofrer interferência ou influência externas, a universidade deve ser financiada exclusivamente pelo Estado, porem preservando sua autonomia.
  • Doações serão aceitas desde que anônimas, revertidas para a universidade como um todo, sem condições de uso impostas pelo doador. No entanto, essas não devem ser uma política de financiamento.
  • A universidade não deve ser apropriada para fins privados em troca de financiamento adicional.

Formação do Estudante de Engenharia

  • A formação em engenharia deve seguir uma política pública.
  • A escola deve prover uma visão crítica da sociedade.
  • Deve-se incentivar o conhecimento de outras áreas (optativas).
  • Não podemos confundir formação atualizada com formação mercadológica. A formação "de ponta" não necessariamente está ligada ao mercado.
  • O ensino deve privilegiar a sua aplicação social e as políticas públicas, priorizando o coletivo em relação ao individual.
  • O estudante deve enxergar o ensino como uma ferramenta de transformação da sociedade, e não de auto promoção de interesses.
  • O estudante não é um papel em branco e o professor não preenche um papel em branco, ele constrói um conhecimento com o aluno.
  • O professor deve entender seu papel como educador. O educando deve ser sujeito do processo educacional.
  • O educador e o educando devem intercambiar papéis. (Paulo Freire)
  • A universidade precisa de um claro projeto político-pedagógico.

Concepção de Movimento Estudantil

  • Grupo de estudantes organizados em defesa de objetivos comuns em benefício do coletivo dos estudantes, não se limitando exclusivamente a ele.
  • É um Movimento Social: um movimento caracterizado pela coletividade, reivindicação, ideologia, organização, objetivo e projeto.
  • Nós, como Movimento Estudantil, buscamos a democracia plena; o fim da apatia da sociedade como um todo, em especial a dos estudantes, por meio de uma formação crítica; A defesa da coisa pública.
  • Acreditamos que o ME deve ter caráter político e democrático.

Also on Fandom

Random wikia