Fandom

Scratchpad

Coleta de dados

215,933pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

OBRA CM

COLETA DE DADOS'

Os dados eram coletados junto ao almoxarife e ao mestre de obra, contando também com informações oriundas dos próprios subempreiteiros. Os pesquisadores debatiam questões de modo que os dados coletados para elaboração do PCP fosse o mais real possível. A coleta de dados para elaboração do PMP foi bastante difícil, pois o horizonte visualizado em termos de planejamento na obra era muito próximo. Para preenchimento da planilha do PMP os dados foram originários do cronograma mestre e debatidos entre os pesquisadores e complementado com informações do mestre e almoxarife, sobre liberação de projeto e disponibilidade de materiais.

OBRA FMN

As informações referentes ao planejamento dos serviços, como a seqüência executiva, a interdependência dos serviços e a previsão das equipes foram repassadas pelo mestre da obra. Enquanto que as informações referentes aos serviços que foram executados na obra foram informadas pelo apontador, que dispunha de diários de obra com anotações detalhadas sobre a execução dos serviços.

OBRA FMR

Através de entrevistas, conversas informais e observação direta foi possível coletar os dados necessários para avaliar o planejamento da construtora em estudo. Uma vez por semana, as pesquisadoras visitavam a obra e verificavam com o mestre de obras quais foram as atividades executadas naquela semana e quais seriam executadas na semana subseqüente. Esses dados eram importantes para a elaboração da planilha de curto e médio prazo. Durante as visitas também foram coletadas informações como: data de início das tarefas, datas limites de restrições, tipos de restriços (projeto, material por semana utilizado, espaço necessário para desempenhar tarefa, mão de obra e equipamento). Esses dados foram necessários para montar a planilha PRT (Planilha para Análise de Restrição de Tarefa). O conjunto das informações coletadas também possibilitou elaborar o PAP (Planilha de Percentual de Atividades Planejadas).

Neste trabalho também foi feito um registro fotográfico.

Essa coleta de dados foi feita durante 11 semanas, abrangendo o período de junho/2006 a agosto/2006.

Also on Fandom

Random wikia