Fandom

Scratchpad

Descrição

215,990pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

volta

A seguir são descritas a empresa, a obra e os serviços executados no período do estudo em cada obra.

Obra AFR

Obra CM

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Construtora Central (dados serão levantados)

DISCRIÇÃO DA OBRA

A obra escolhida para a aplicação das técnicas de planejamento e controle da produção foi o Edifício Vintage, uma construção para uso residencial com 4.216,50 m2 de área construída, localizada em um terreno de 956,50m2 na região do Centro Cívico em Curitiba. O edifício é composto dos seguintes pavimentos: a) um subsolo (garagens) b) um térreo (um apartamento e área de lazer) c) sete pavimentos tipos (dois pavimentos por andar) d) cobertura (duplex). e) casa de máquinas e caixa d’água

A obra foi iniciada em julho de 2005 com previsão de conclusão no segundo trimestre de 2007, com duração aproximada de vinte e quatro meses O trabalho acadêmico foi iniciado em 12 de junho de 2006 e concluído em 04 de setembro de 2006, abrangendo um período de 12 semanas, que representa 11,5% do tempo total de execução. No início, estavam sendo executadas as formas de madeira e a ferragem da laje do sétimo pavimento. No encerramento do estudo estava sendo concretada a laje de cobertura do atiço (11º pavimento).

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS EM EXECUÇÃO

Durante o período de acompanhamento acadêmico de 16 de junho a 04 de setembro de 2006, foram desenvolvidos os seguintes serviços: a) Estrutura: Confecção e aplicação de formas (madeira e laminados) com escoramento metálico. Lançamento e armação da ferragem. O ferro chegava ao canteiro cortado e dobrado. Concretagem das estruturas; vigas, lajes e pilares. b) Alvenarias: Execução de alvenarias externas e divisórias com tijolos cerâmicos de 06 furos c)Revestimento: Chapisco e emboço de teto e paredes internas dos pavimentos e escadas. d)Instalações Hidro Sanitárias: Lançamento de prumadas de esgoto e águas pluviais. e)Instalações Elétricas: Lançamento de eletrodutos nas lajes e paredes.

Obra FMN

DESCRIÇÃO DA OBRA

Características Gerais

A localização do empreendimento é no bairro Vila Izabel, na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O terreno onde esta sendo construída a obra é de esquina e possui área total de 1.165,20m2.

A obra consiste na construção de um prédio residencial com área total de 5.205,30m2. O edifício terá uma torre com onze pavimentos; contendo dois subsolos, pavimento-térreo, sete pavimentos-tipo, cobertura contendo barrilete, reservatórios e casa de máquinas.

Serão disponibilizados ao mercado 30 apartamentos distribuídos pelos sete pavimentos-tipo, com quatro unidades por andar e ainda no pavimento-térreo com duas unidades. A tipologia de cada um dos apartamentos difere entre si, ofertando-se apartamentos de 3 ou 4 quartos. As áreas comuns no térreo: salão de festas, salão de jogos, recepção e quadra de esportes. Os dois subsolos serviram o prédio como garagens, com um total de 52 vagas. A descrição pode ser visualizada na Tabela 1.

Tabela 1 Resumo das informações do empreendimento por pavimento PAVIMENTO ÁREA (m2) DESCRIÇÃO:: 2° Subsolo 720,80 23 vagas de garagem e 2 cisternas 1° Subsolo 812,76 29 vagas de garagem e depósito Térreo 455,26 Hall, portaria, salão de festas com cozinha e 2 BWC, salão de jogos, central de GLP, 2 Bwcs e 2 apartamentos. Tipo (7x) 442,96 (x7) 4 apartamentos Cobertura Reservatório, barrilete e casa de máquinas.

    Casa de máquinas	75,15	
    Reservatório	40,61

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A construtora proprietária da obra que foi visitada e acompanhada para realização do trabalho proposto, foi fundada em 1980 na cidade de Cascavel, no estado do Paraná. A expansão da empresa ocorreu em 1990 para a cidade de Uberlândia em Minas Gerais e em 1998 para a cidade de Curitiba no Paraná, compondo o quadro de filiais da empresa.

A atuação no mercado iniciou como construtora e incorporadora de edifícios residências/comerciais e também como empreiteira de obras públicas. Em 1993 a construtora entrou para o segmento de Incorporação de Shopping Center´s e recentemente para o segmento de prestação de serviços públicos destacando coleta de lixo e saneamento básico. Atualmente a empresa soma 350.000m2 de obras concluídas em todo o território brasileiro.

Quanto à questão da qualidade, a construtora possui a certificação nível “A” pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP – H e também a Certificação Internacional ISO 9001/2000, ambas outorgados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR.

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS EM EXECUÇÃO

Os serviços executados na obra durante o acompanhamento da obra foram:

1. REVESTIMENTOS INTERNOS a. Revestimentos de Paredes i. Cal Fino b. Revestimentos de Tetos i. Cal Fino 2. ACABAMENTOS INTERNOS a. Acabamentos de Paredes i. Azulejo ii. Lito Cerâmico b. Acabamentos de Tetos i. Gesso c. Acabamentos de Pisos i. Piso Cerâmico 3. PINTURA a. Pintura Interna i. PVA b. Pintura Externa i. Grafiato 4. ESQUADRIAS a. PVC (Janelas e Portas-Janela) b. Madeira (Portas) 5. INSTALAÇÃO ELÉTRICA a. Fiação b. Montagem de Quadros 6. QUADRA DE ESPORTES a. Impermeabilização

Obra FMR

Descrição da obra

A obra analisada é pertencente à Construtora denominada “A” na cidade de Curitiba. A área total construída do empreendimento é de aproximadamente 5.680m2 e destina-se a uso residencial. O edifício possui 8 andares e 1 subsolo sendo distribuídos da seguinte forma: 1 piso subsolo para uso da garagem, 1 pavimento térreo que conta com as áreas sociais como salão de festas, hall de entrada e 1 unidade residencial para moradia, 7 pavimentos tipo com 3 apartamentos por andar e o oitavo andar com 3 coberturas duplex. Cada unidade de apartamento possui uma área construída de aproximadamente 250m2 (com duas vagas de garagem).

Entre os diferenciais oferecidos pela construtora estão a proposta da cozinha gourmet (ampla e integrada com churrasqueira), um espaço inteligente que pode ser utilizado para sala íntima, escritório ou mesmo um 4º dormitório, sala ampla, suíte máster com closet e hidromassagem além de infra-estrutura para ar- condicionado, materiais de acabamento de alto-padrão e possibilidade de personalização de acordo com a proposta de cada cliente.

Descrição da empresa

A Construtora iniciou suas atividades em 1973 com objetivo de realizar um sonho: construir espaços onde pessoas pudessem habitar com segurança e viverem em harmonia. Ela está sediada na cidade de Curitiba e está classificada como uma empresa de pequeno porte. Diariamente, surgem novas tecnologias, novas formas de uso de materiais, novas pesquisas e a construtora busca o que existe de melhor e mais moderno para oferecer aos seus clientes. A construtora já executou mais de 21 obras na cidade de Curitiba ao longo destes 33 anos no mercado. Suas obras, sempre residenciais, possuem a sua maioria entre 100 e 430 m². É especializada em construção de edifícios residenciais verticais com boa localização e alto padrão. A empresa possui PBQPH, nível D para execução de obras civis de edificações em 2002, isso é, foi feita toda a verificação e organização documental. Mas atualmente a empresa não buscou novas auditorias para buscar os níveis seguintes.

A construtora possui 08 funcionários, distribuídos nas seguintes funções:

02 engenheros; 01 gerente financeiro; 01 auxiliar administrativo; 01 secretária; 01 mestre de obras; 01 almoxarifado; 01 mecânico.

O mestre trabalha em tempo integral no empreendimento está na empresa a 27 anos, sendo que a mais de 20 anos atua como mestre de obras.

O organograma da construtora é o seguinte:

Nível 01: Diretor 1; Subnível 01: Diretor 2; Nível 02: Engenheiro 1; Gerente Financeiro; Subnível 02: Engenheiro 2; Nível 3: (abaixo dos engenheiros): Mestre de obras, almoxarife, mecânico; Nível 3: (abaixo do gerente financeiro): Auxiliar administrativo e secretária

Descrição dos serviços em execução

O edifício já está com todas as lajes concretadas e as principais atividades de execução que foram acompanhadas estão delimitadas em: instalações elétricas e hidro-sanitárias, confecções de churrasqueiras, emboço de parede, execução de alvenaria interna e externa, concretagem, e acompanhamento de todos os serviços do apartamento decorado. Para um melhor entendimento da divisão das atividades por pavimento que estão sendo executados segue: no 3° pavimento estão sendo executadas as atividades de instalações hidro-sanitárias, elétricas e confecção de churrasqueiras. No 4° pavimento apresentam-se as atividades de emboço de parede, de instalações hidro-sanitárias, de instalações elétricas (rasgo nas paredes) e de confecção das churrasqueiras. No 5° pavimento as atividades são: instalações hidro-sanitárias, instalações elétricas (passagem da fiação) e emboço interno. Para o 6° pavimento as atividades em execução são: levantamento da alvenaria interna e externa, instalações hidráulicas, instalações elétricas (rasgo nas paredes, colocação das caixinhas e passagem da tubulação), emboço interno de parede. No 7° pavimento: levantamento da alvenaria interna, emboço interno de parede e instalações elétricas (rasgo na alvenaria). No 8° pavimento estão as atividades de levantamento da alvenaria interna e externa, de instalações elétricas (rasgos de alvenaria) e de emboço interno de parede. Já na caixa d´água encontra-se a atividade de desforma do painel externo.

Obra PG

Obra PN

Also on Fandom

Random wikia