Fandom

Scratchpad

Diários de Motocicleta

216,258pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Diários de Motocicleta: Site Oficial: www.motorcyclediaries.net Direção: Walter Salles

Diarios motocicleta

Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado O que foi trabalhado a partir do filme: Este filme nos proporcionou uma abordagem e discussão sobre a diversidade cultural existente na América do Sul, permitindo analisar e espacializar o mosaico cultural existente, despertando no aluno o interesse de descobrir, de desvendar as riquezas existentes nos países vizinhos ao Brasil. Discutimos também o processo histórico de dominação e exploração sofrida pelos povos sul americanos além da expropriação da terra como conseqüência desse processo. Paralelamente, foi possível trabalhar os elementos relacionados à paisagem da América do Sul, além de aspectos culturais, uma vez que as personagem principais da trama percorrem um longo trajeto entre a Patagônia Argentina, a Região Andina e a Amazônia venezuelana. Atividade proposta: Primeiramente, iniciamos a atividade apresentando um mapa ilustrativo da América do Sul , representando o caminho percorrido por Che Guevara e seu companheiro Alberto Granada no filme “Diários de Motocicletas”. Propomos, então, a divisão desse percurso em quatro trechos, ficando responsável por cada trecho um grupo de alunos, a saber: Grupo 1: Trecho de Córdoba (Argentina) até Bariloche (Argentina). Grupo 2: Trecho de Bariloche (Argentina) até Lima (Peru). Grupo 3: Trecho de Lima (Perú) até San Pablo (Peru). Grupo 4: Trecho de San Pablo (Peru) até Caracas (Venezuela). Com o apoio de revistas, cada grupo teve de coletar gravuras para ilustrar e confeccionar o mapa temático. Posterior ao termino da elaboração do mapa, realizamos uma discussão sobre aspectos culturais e paisagísticos dos trechos, distribuindo no mapa em papel pardo a diversidade etnográfica e paisagística da América do Sul. Nesse momento, foi realizo um debate sobre o processo histórico de ocupação do território sul americano ressaltando os impactos decorrentes da dominação e exploração sofrida pelos povos, bem como a conseqüente expropriação da terra. Este procedimento se mostrou de extrema importância, uma vez que, ao fazer parte da elaboração da atividade, o aluno manifesta um maior interesse pelo trabalho realizado além de se sentir valorizado enquanto sujeito atuante na construção do conhecimento. Ao longo da exibição do filme, foi possível verificar algumas manifestações por parte dos alunos no sentido de identificarem na trama elementos anteriormente trabalhados em sala de aula. Material utilizado: Fita VHS do filme Diários de Motocicleta; Livro Diários de Motocicleta; CD com a trilha original do filme; Mapa da América do Sul em papel pardo; Revistas , tesouras, cola, pincéis atômicos e fita adesiva.

Also on Fandom

Random wikia