Fandom

Scratchpad

Engenhocas

216,051pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Grupo das Engenhocas

No núcleo de Lisboa do GAIA surgiu a ideia de criar um novo grupo, por ora designado "Grupo das Engenhocas"

O objectivo geral deste grupo é tornar possível perceber de que modo se conseguem realizar as tarefas que normalmente se fazem no dia-a-dia, como cozinhar ou ver um pouco de televisão, sem contudo contribuir para os problemas ambientais normalmente associados a estas actividades.

Dado que a reflexão sobre as várias actividades humanas e quais os seus impactos nos ecossistemas é já feita noutros grupos do GAIA, neste pretende-se fundamentalmente pôr as mãos na massa, através da construção de mecanismos simples, de baixa tecnologia, sempre que possível com materiais reutilizados, de modo a conseguir satisfazer algumas necessidades energéticas minimizando o consumo de combustíveis fósseis.

Dada a boa resposta que houve de pessoas da região do Porto, neste momento há dois grupos prontos a trabalhar, um em Lisboa e outro no Porto. Ver contactos dos grupos.

Projectos iniciais

Considerando que o GAIA está a organizar o Ecotopia 2007, escolheram-se inicialmente dois projectos considerados pertinentes e úteis para esse encontro.

  • Biodigestor – pretende-se construir um sistema que produza gás metano através de restos de comida. Este gás seria utilizado para cozinhar as refeições durante o encontro.
  • Electrocicla – para satisfazer as necessidades de energia eléctrica durante o encontro, pensou-se em fazer um mecanismo que permita produzir energia pedalando numa bicicleta.

Convidamos todas as pessoas interessadas em colaborar neste grupo, tenham ou não experiência com “engenhocas”, tenham interesse nos projectos acima mencionados ou queiram propôr outros, que escrevam para marcos.abyz@gmail.com ou telefonem para o 91.98.365.91 de modo a podermos congregar esforços e combinar as primeiras sessões para planear e começar a construção dos mecanismos referidos acima.

Also on Fandom

Random wikia