Fandom

Scratchpad

Envolvidos

215,811pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page1 Share

volta

A seguir são apresentados aspectos relacionados com os envolvidos no estudo realizado em cada obra.

  1. Colaboração dos envolvidos da obra (Envolvidos)
  2. Interesse na melhoria dos processos (por parte dos envolvidos) (Envolvidos)

Colaboração dos envolvidos da obra (OBRA CM)

Os envolvidos diretamente na obra, mestre, almoxarife e subempreiteiros, sempre se dispuseram colaborar com informações, que facilitava a coleta de dados, no entanto a alcance da percepção era bastante curto, execto da superestrutura, que tinha data prevista. No inicio fomos recebidos pelo almoxarife, uma pessoa jovem e bastante receptiva. O mestre vinha esporadicamente, pois estava na outra obra e só o conhecemos por volta da terceira semana. O contato com o pessoal operacional foi sempre amigável, especialmente para aqueles que desempenhavam funções especificas. Eram solícitos e muito conscientes do que estavam fazendo. Buscando um melhor relacionamento, levamos um brinde para o encarregado e para o almoxarife com a finalidade de selar a confiança e a credibilidade. O olhar e a fala do mestre e do almoxarife, em maior grau, nos transmitiam a sensação de estarmos querendo aprender com eles, como se fossemos estagiários e que aquelas informações coletadas, não tinham muito valor para eles. Alguns profissionais, especialmente o eletricista, com o passar das semanas despertavam curiosidade e perguntavam como andava a produção e pediam para ver os gráficos e como estava o desempenho deles. Em uma determina ocasião encontramos o engenheiro na obra e em conversa amistosa, ele nos perguntou se havíamos falado com o diretor. Ele demonstrou preocupação e pediu para tomarmos cuidados andando na obra, para evitar acidentes. Agradecemos à preocupação dele e nos comprometemos em ser atentos para evitar este tipo de risco. No inicio tivemos dificuldades para implantar o método, pois as atividades não fechavam a semana inteira, daí as tarefas foram fragmentadas em termos de percentuais. Dialogava-se com o mestre ou oficial e estimava-se o percentual previsto para cada semana.

Interesse da construtora em melhorar os processos (OBRA CM)

Não foi percebido nenhuma atitude que sinalizasse interesse por parte de algum representante da construtora pelo trabalho de pesquisa desenvolvido na obra. Não houve qualquer tipo de abordagem a respeito do que estava sendo aplicado e qual a finalidade.

Colaboração dos envolvidos da obra (OBRA FMR)

Para a elaboração das planilhas de curto e médio prazo, o mestre de obra foi o colaborador direto, contribuindo espontaneamente no decorrer de todo o estudo. O empreiteiro tinha conhecimento da pesquisa que estava sendo feita na obra, mas não se envolveu de maneira significativa. O engenheiro foi receptivo e mostrou interesse em cooperar com a pesquisa, oferencedo todas as informações relevantes sobre o planejamento e controle da obra em estudo.

Interesse da construtora em melhorar os processos (OBRA FMR)

Conforme o andamento da obra e os problemas encontrados, verificou-se que há uma necessidade de um maior planejamento.

Como observado na obra, não há qualquer tipo de cronograma fixado para todos envolvidos na obra acompanharem o desenvolvimento. O planejamento no canteiro de obras é realizado de maneira informal, sendo feitas as cobranças de maneira verbal. O engenheiro mostrou interesse em melhorar os processos de planejamento e reconhece os seus benefícios, principalmente quanto ao controle dos prazos das atividades. O engenheiro também apontou a necessidade de um computador na obra, com internet, para possibilitar o registro das atividades, tarefas pendentes, atualizações do cronograma, enfim para as tarefas de gerenciamento e controle da obra.

Como as obras executadas pela construtora são de alto padrão, haveria a necessidade de uma melhor programação, tanto física como financeira. Como houve muitos problemas na contratação de serviços e mão de obra terceirizada há a necessidade de uma melhora nos contratos deste tipo.

Colaboração dos envolvidos da obra (OBRA FMN)

Obteve-se o consentimento da direção da empresa para a realização do acompanhamento e estudo na obra. Não se teve contato nenhum com o diretor técnico, nem com o engenheiro residente que foi contratado posteriormente. Porem foi realizada entrevista por telefone com o engenheiro que elaborou o Plano de Qualidade da Obra, para perceber como foi feito o preplanning da obra. Também foram realizadas entrevistas com o mestre de obra para assimilar como foi elaborado o planejamento da obra. E o apontador, ao longo de encontros semanais, passou informações referentes ao ocorrido na obra na semana anterior.

Interesse da construtora em melhorar os processos (OBRA FMN)

O acompanhamento realizado na obra não teve o objetivo de criar interferências no processo, sendo que se restringiu a coletar dados com base em observações e entrevistas. O intuito foi utilizar as informações para analise do processo de planejamento e controle da obra. Sendo assim, não se pode concluir qual o interesse na melhoria do processo de produção por parte dos envolvidos no acompanhamento deste trabalho, mestre de obra e apontador.

Porem em um determinado momento do acompanhamento os pesquisadores aplicaram uma planilha para levantar a porcentagem já executada de cada serviço. Na semana posterior ao levantamento foi encontrado no mural do almoxarifado um painel de controle diário dos principais serviços em execução. Observou-se que o controle possuía a mesma formatação e legenda da planilha dos pesquisadores. Foi demonstrado pelo estagiário da obra interesse em melhorar o processo de controle da produção com um painel que pudesse dar uma visão geral da execução das atividades no prédio.

Also on Fandom

Random wikia