Fandom

Scratchpad

EspinhaAção

221,950pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

vamos iniciar o trabalho. roteiro: roteito das ações a serem apoiadas, como roteiro do Espinhaço em Lagoa Santa (lapinha),em Jaboticatubas (Matição e Açude), em Conceição do Mato dentro (Candeias e três barras), em Alvorada de Minas (Itaponhacanga), em Serro (São Gonçalo,Ausente, Baú, comunidade do Ó,Capivari, Milho Verde, Ribeirão dos Porcos), em Diamantina (irmandade de nº senhora do Rosário e Quartél do Indaiá).

Objetivos:' açoes de capacitaçao e intercambio nas areas de: telecentros e radio comunitaria (cultura digital); arte educaçao (corporalidade na dança, teatro, hip hop e musica); mestres da cultura popular (grios, cavucos e memoria); economia solidaria (feiras de trocas, produçoes coletivas) e gestao(administraçao, ficanças e prestaçao compartilhada) . As atividades tem como pressuposto fortalecer as açoes já desenvolvidas nos Pontos e envolver na regiao outras iniciativas que tenham como estrategia o empoderamento das comunidades quilombolas do entorno do ponto, privilegiar o saber das comunidades e fazer juntos os momentos de aprendizagem. Esta pratica de maneira continuada e autonoma e de troca constante atravez de grupos de estudo dentro de cada area de capacitaçao e intercambio. Existiriam 4 momentos de encontros chave, marcos do processo, de grande repercussao e de formaçao aprofundada, com reflexoes e acessorias tecnicas e praticas (exemplos bem sucedidos e convidados especiais) onde nos reuniriamos para 1plano, 2inicio da segunda etapa, 3festival e 4 conclusao avaliativa forum.

Outro ponto importante:
. podemos agregar ao projeto algumas contribuições importantes de trabalhos recentes e ainda inéditos que coordenamos aqui pela NESTH UFMG,  como o diagnóstico particpativo sócio-econômico cultural das comunidades quiombolas da região, através da montagem de micro-arenas participtivas que envolveram o poder local.

Metodologia: Itinerancia, movel, dinamica. Grupos constantes e integrados dentro dos temas objetivos. AS perguntas e respostas destes grupos vao se somando as reflexoes e demandas do percurso; que iniciará o circuito composta por uma trupe diversivicada entre artistas, pesquisadores e registradores. Em cada parada existirá uma nova composiçao desta trupe, desembarcando uns e embarcando novos componentes locais. Assim até o ultimo ponto que será o primeiro ponto depois do encontro. Neste ponto haveria um encontro de todas as comunidades envolvidas e o inicio do retorno ao circuito. Seria importante uma visualizaçao cartografica desta parte (um mapa bonitao de satelite indicando a rota). REsultados esperados De idas e vindas implementariamos a rede estrutural digital (radio, web, tv ou...), fortaleceriamos os grupos tematicos, vivenciariamos junto com os multiplicadores locais e iniciaremos o turismo comunitario solidario (artesanatos, doces e quitandas, bordados, cheiros e perfumes, conhecimentos e saberes) produtos dicionário= da língua boa das comunidades Ex:Comunidade do Vissungo, Comunidade da Lapinha, e etc radio poste= varias caixas de som espalhadas pelos postes de luz e nas praças das comunidades difundindo a programaçao colaborativa da radio web criada pelo Pontao. tv muro= teloes e tv´s exibindo imagens e videos produzidos pelas comunidades em locais fixos cotidianamante e moveis frequentemente. web conferencias=através da montagem de micro-arenas participtivas que envolvem o poder local e as comunidades, ao vivo, exibidas nas praças publicas itinerantes.