Fandom

Scratchpad

Fiocruz

216,255pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Welcome to the Fiocruz mini wiki at Scratchpad!

You can use the box below to create new pages for this mini-wiki. Make sure you type [[Category:Fiocruz]] on the page before you save it to make it part of the Fiocruz wiki (preload can be enabled to automate this task, by clicking this link and saving that page. Afterwards, you may need to purge this page, if you still see this message).

Rede Abaeté de Antropologia Simétrica

Com o wiki AbaEté, pretende-se estabelecer um contexto de colaboração entre os membros da Rede Abaeté de Antropologia Simétrica. Não se trata, portanto, de uma lista de discussão, mas de um meio de reunir e fazer comunicar trabalhos empíricos e teóricos que contribuam para a constituição de uma antropologia simétrica em seu sentido mais amplo.

Com a Rede Abaeté de Antropologia Simétrica, por sua vez, pretende-se experimentar um modo inovador de conexão transversal entre pesquisadores que investigam sociedades comumente designadas "indígenas", ou mesmo "primitivas", e aqueles que pesquisam sua "própria" cultura ou sociedade, chamada, às vezes, "complexa".

Espera-se que essas conexões transversais sejam capazes de promover novas articulações e reviravoltas nos eixos epistemológicos e metodológicos envolvidos na investigação sociocultural. Assim, procedimentos de pesquisa em geral privilegiados neste ou naquele campo empírico poderão ser postos em relação ou choque com outros. Mais do que isso, as correlações e entrechoques de práticas e saberes revelados nos diversos campos de investigação deverão permitir uma comparação plural e complexa entre domínios e níveis de distintas formações socioculturais, capaz de ultrapassar os impasses do comparatismo simplista que se resume a confrontar (para opor e/ou para identificar) "nós" e "eles".

Em outros termos, o diálogo entre pesquisas empíricas sobre modos de pensamento, formas de organização e modalidades de interação vigentes em diferentes formas de socialidade - que, talvez, e para além da diferença entre sociedades, tenham em comum justamente o fato de serem alternativas às forças dominantes - poderá catalisar a desestabilização dos modelos dominantes que buscam se impor sobre nós mesmos e sobre os outros.

Não se espera, assim, que a Rede Abaeté de Antropologia Simétrica seja uma entidade supra-individual, dotada de intenções e interesses próprios e paradigmáticos; ela é o nome de uma rede de relações ou de um conjunto de relações (uma meta-relação) dispostos em sintagma. Nesse sentido, o objetivo principal da Abaeté é a intensificação de redes de interações real ou potencialmente já existentes, assim como uma ampliação da eficácia de suas intervenções.

Esse nome, por sua vez, deriva, livremente, do composto de origem tupi-guarani "abaetê", que, de acordo com os dicionários, significa "homem bom, verdadeiro, de palavra, honrado" (aba = ser humano; -ete = sufixo autentificador ou intensificador), no sentido de ser humano correto e valoroso - ou seja, "gente boa". Por outro lado, o verbo "abaetar" (cujo sentido genérico é "cobrir com baeta" ou "agasalhar com baeta", quer dizer, proteger-se com tecido felpudo de lã) significa, em Pernambuco, "revoltar-se, indignar-se". Finalmente, a Lagoa do Abaeté (a "lagoa tenebrosa", em Itapuã, Salvador da Bahia, que teria esse nome em função de suas águas escuras) sempre foi um local para se lavar roupa suja e para prestar homenagens a Oxum. (No Tesoro de de Montoya, a expressão aba eté é traduzida por "valiente, honrado", ao passo que a forma abaeté recebe a glosa: "feo, torpe, bravo, terrible, cruel, espantoso, dificultad"... No Pequeno Vocabulário de Lemos Barbosa, abaeté (1) é "homem honrado, de valor", enquanto abaeté (2), e sua variante abaité, é glosado como "terrível, medonho". Donde a equívoca homonímia, se é isso, entre a gente fina e a lagoa sinistra).

Compostura do Wiki AbaEté

O Wiki AbaEté é composto de diversas páginas, cada uma das quais possui sua própria página de discussão e comandos de edição.

O wiki AbaEté está estreitamente associado ao wiki [AmaZone], do Núcleo de Transformações Indígenas (NuTI) do Museu Nacional (onde podem ser encontradas outras dicas sobre o sistema wiki em geral).

A compostura (permanentemente provisória) do wiki AbaEté está dividida em:

Simetria, Reversibilidade e Reflexividade

Núcleo de um texto coletivo em movimento, sempre aberto a modificações e ampliações feitas pelos membros (membros e/ou dobras, pontos, nós e demais elos) da Rede, bem como por visitantes mais ocasionais do wiki. A decisão de colaborar aqui implica, por princípio, a aceitação de não-autoria pessoal, ainda que o/a colaborador/a possa incluir seu nome (melhor ainda, apenas suas iniciais) após o parágrafo, trecho ou seção de sua lavra - assim como utilizar esses ego-fragmentos da maneira que desejar. Mas o autor do texto experimental coletivo se intitula AbaEté, e como tal deve ser citado. O texto almeja, assim, ao estatuto de um palimpsesto, isto é, de objeto discursivo em constante situação de interpolação, enunciado por uma multiplicidade autoral antes que por autores múltiplos: "todos os escritores que tratam do mesmo objeto são o mesmo escritor".

Abaetextos

Página onde devem ser "pendurados" os textos assinados que seus autores decidirem colocar no wiki, com os mais variados objetivos. Aqui valem as expectativas usuais de direito de autor e copyright. Note-se, entretanto, que “todas as contribuições ao Abaete são consideradas como publicadas sob a GNU Free Documentation License”, como escrito no pé das janelas de edição deste wiki.

Manifesto Abaeté

Texto original do manifesto que deu início à Rede Abaeté de Antropologia Simétrica, assim como suas traduções para inglês e espanhol. Esta página tem valor "histórico" e não pode ser modificada

Memória Abaeté

Histórico da Rede Abaeté. Mas histórico mutável uma vez que, como já dizia o velho Halbwachs, a memória é um agenciamento coletivo. Espera-se, assim, que seu conteúdo vá sendo corrigido, completado, expandido.

Abaetitudes

A página Abaetitudes acolhe notas, reflexões, afterthoughts, brouillons, borradores & esboços para elaboração futura.

Citações e Epígrafes

Galeria de trechos curtos e, sobretudo, inspiradores. (Atenção novatos: os textos devem ser colocados na página que se abre ao clicar no link Citações e Epígrafes. Isso vale para todos os tipos de material e/em suas

Also on Fandom

Random wikia