Fandom

Scratchpad

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

216,069pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense at Wikia

Welcome to the Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense mini wiki at Scratchpad!

You can use the box below to create new pages for this mini-wiki. Make sure you type [[Category:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense]] on the page before you save it to make it part of the Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense wiki (preload can be enabled to automate this task, by clicking this link and saving that page. Afterwards, you may need to purge this page, if you still see this message).

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É uma instituição centenária e tem como cores o azul, o preto e o branco. Desde 1946 o clube tem um mascote na figura do Mosqueteiro. Seu estádio é o Olímpico Monumental. Os títulos internacionais conquistados pelo Tricolor incluem o Campeonato Mundial de Clubes, duas Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana. O Grêmio é um dos poucos clubes no Brasil a ser Octacampeão Nacional com quatro Copas do Brasil, três Campeonatos Brasileiros e uma Supercopa do Brasil.

Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol, que congrega os times sul-americanos. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense possui a maior torcida de futebol no Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa Top of Mind realizada anualmente no Estado, possui a sexta maior torcida do Brasil e a maior torcida da região sul do país, segundo pesquisa realizada pelo instituto DataFolha[4] em Agosto de 2007. Foi no Grêmio onde se formou para o futebol Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, jogando pelo Barcelona, seu atual clube.

O clube disputou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2005, mas em 26 de Novembro de 2005 consagrou-se campeão em vitória histórica de 1 a 0 sobre a equipe do Náutico, terminando a partida com apenas sete jogadores. O episódio ficou conhecido como A Batalha dos Aflitos. No comando do técnico Mano Menezes, a equipe obteve um ótimo retrospecto, voltou à Série A do Campeonato Brasileiro e ao disputar a Libertadores em 2007, se tornou o segundo melhor time desta competição. Ressaltando que em 2006 e 2007, o Tricolor Gaúcho venceu o Campeonato Gaúcho, tendo conquistado 35 vezes essa competição.

O Grêmio é rival histórico do Internacional. As partidas entre Grêmio e Internacional são conhecidas como Gre-Nal.

Also on Fandom

Random wikia