Fandom

Scratchpad

Intersticial

215,672pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Intersticial é algo como "nos entre-espaços". Na biologia tem um exemplo bom: sabe aqueles pequenos organismos que habitam a zona da praia em que a maré chega-e-sai, que vivem entre os grãos de areia? O nome deles é fauna de interstício. Ou seja: interstício é todo esse espaço meio picado meio contínuo meio tortuoso entre os grãos, é todo espaço de não-grão.

E o que diabos isso tem a ver com mudar o mundo, vencer o capitalismo, revolução, etc, etc?

Se nós (seja o que for esse "nós" significa, seja lá quem forem as pessoas que topem fazer parte dessa primeira pessoa do plural) criamos espaços de não-capitalismo e conectamos esses espaços numa rede cada vez maior e mais multiconectada, forma-se pouco a pouco todo um sistema paralelo de relações, produção, cultura, convívio. E mais: Não é um sistema que a gente tem que primeiro derrubar o capitalismo (ou qualquer outro termo que vc quiser chamar o "sistema Lado A") pra instaurar. Porque ele é intersticial!

Exemplos desses espaços de não-capitalismo (na verdade, geralmente de "quase-não-capitalismo" ou "não-totalmente-capitalismo", pois é muito complicado dizer que algo existe totalmente fora do capitalismo hoje) não faltam:

  • Pessoas nas cidades que praticam agricultura urbana e se alimentam, em parte, daquilo que elas plantaram, e não daquilo que elas compraram.
  • Grupos de estudo de vários tipos
  • Movimentos sociais

Todas essas coisas e muitas outras constituem um conjunto (que ainda não é um sistema, apenas um conjunto, pois a maioria delas ainda não se conhecem e não interagem) de pessoas que não querem viver no esquema hegemônico atual, e que de uma forma ou de outra o combatem.

Alguém aqui já ouviu falar em Cinecélula? E em Integração Sem Posse? E nos Bahai? E em EPARREH? Alguém aí já ouviu falar em PROUT? E em Coopbike? E em Cooperifa?

Nenhuma dessas coisas é suficiente, em si, pra vencer o capitalismo. Já um belo sistema integrado entre elas-e-cada-vez-mais-outras, em que possam interagir, se articular, criticar umas às outras (ou alguém aí pensa que é perfeito e já está totalmente livre desse "Sistema Lado A" que está aí fora?...), se ajudar, se integrar, aprender uns com os outros... Aí já temos outras perspectivas. Se, meio que como conseqüência disso tudo, pouco a pouco formos constituindo uma espécie de "sistema intersticial Lado B", com valores diferentes (e nunca absolutos!), práticas diferentes e formas diferentes de viver, produzir, consumir e se relacionar, e se gradualmente as pessoas forem topando e deixando de produzir/consumir na lógica do sistema Lado-A, este ao longo do tempo se enfraquece e se esvazia.

Matar o capitalismo de inanição!

PS: Tem um cara muito legal chamado John Holloway que fala sobre muitas dessas coisas em suas publicações. A mais conhecida delas é um livro chamado Mudar o Mundo Sem Tomar o Poder, um livro publicado pela Viramundo. Vale a pena ler.

Also on Fandom

Random wikia