Fandom

Scratchpad

Introdução a estrutura do gerenciamento de projetos

216,213pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Objetivo do GUIA PMBOK®

  • O principal objetivo do Guia PMBOK® é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática.
  • A equipe de gerenciamento de projetos é responsável por determinar o que é adequado para um projeto específico.
  • Certificação de Profissional de gerenciamento de projetos (PMP®).

O que é um projeto?

  • Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Temporário

  • O final é alcançado quando os objetivos do projeto tiverem sido atingidos, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado.
  • Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto. A maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro.
  • A oportunidade ou janela do mercado geralmente é temporária—alguns projetos têm um prazo limitado durante o qual seu produto ou serviço deve ser gerado.
  • Uma equipe criada com o único objetivo de realizar o projeto realizará esse projeto e, em seguida, será desfeita e seus membros serão realocados quando o projeto for concluído.

Produtos, serviços ou resultados exclusivos

  • Um projeto cria entregas exclusivas, que são produtos, serviços ou resultados.
  • A singularidade é uma característica importante das entregas do projeto. Por exemplo, muitos milhares de prédios de escritórios foram construídos, mas cada prédio em particular é único—tem proprietário diferente, projeto diferente, local diferente, construtora diferente, etc. A presença de elementos repetitivos não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto.

Elaboração progressiva

  • Elaboração progressiva significa desenvolver em etapas e continuar por incrementos.
  • A elaboração progressiva não deve ser confundida com aumento do escopo.
  • Existe diferença entre os conceitos de escopo do produto e de escopo do projeto.

Projetos x Trabalho operacional

  • Eles compartilham muitas das seguintes características:
    • Realizados por pessoas
    • Restringido por recursos limitados
    • Planejado, executado e controlado.
  • Os projetos e as operações diferem principalmente no fato de que as operações são contínuas e repetitivas, enquanto os projetos são temporários e exclusivos.
  • A finalidade de um projeto é atingir seu objetivo e, em seguida, terminar. Por outro lado, o objetivo de uma operação contínua é manter o negócio.

Projetos e planejamento estratégico

  • Os projetos são, freqüentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização.
  • Os projetos são normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais das seguintes considerações estratégicas:
    • demanda de mercado
    • necessidade organizacional
    • solicitação de um cliente
    • avanço tecnológico
    • requisito legal

O que é gerenciamento de projetos?

A estrutura do GUIA PMBOK®

Áreas de especialização

Contexto de gerenciamento de projetos

Also on Fandom

Random wikia