Fandom

Scratchpad

Lyapunovia

219,314pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

República da Lyapunovia

República da Lyapunovia [Ex-Newtonlândia]

"lyapunovialf0.th.jpg"

Lema: A verdade permanece Língua Oficial: Português, Alemão Capital: Fragma Cidades Principais: Fragma, Isaac, Blumenália, Nova Moravia, Jihlava Moeda: Brno (B$) Televisão: Radio e Tv da Lyapunovia (TVLy) e (RTLA) Presidente: Marcos Henrique População: 3.525.350 habitantes Área: 357.050 km²

História: Surgiu no século XII fundado pelos Germânicos, que lhe deram o nome de Nova Germânia. No Século XIX o rei Octaviano, mudou o nome para Newtonlândia em homenagem ao grande cientista Isaac Newton. Realizou-se um plebiscito no dia 26/06/07 para saber a opinião do povo quanto a troca de nome, e foi decidido trocar o nome para Lyapunovia.

Geografia: O relevo é montanhoso, devido a cadeia montanhosa dos Kárpatos, o clima na Lyapunovia é o temperado continental, A vegetação é basicamente a Floresta Temperada que possui folhas em forma de agulha que caem no inverno (caducifólia). A Divisão administrativa da Lyapunovia ocorre na forma de regiões administrativas. Ao todo são 8 regiões e suas respectivas capitais 1 -Karlovy Vary, - Fragma 2- Liberec - Blumenália 3 - Hradec Králové – Nova Moravia 4 – Olomouc – Jihlava 5 - Pardubice - Samytalia 6 - Silésia - Dusselmer 7 – Zlin – Hambravia 8 – Vysocina - Tatyvânia

Economia: É baseada em indústrias siderúrgicas, automóveis, bebidas, cristais e aparelhos eletrônicos. O país mantém uma agricultura baseada na produção de trigo e laranja para a exportação.

Religião: A Lyapunovia é o país mais secularizado de todo o Aporue, apesar de historicamente ser considerado um país católico. O Censo de 2003 verificou que 59% da população não tem religião. Apenas 26,8% da população se considera católica e cerca de 2% são protestantes. 30% dos Lyapunovianos se declaram ateus, enquanto cerca de 50% acreditam em algum tipo de força espiritual, não sendo necessariamente Deus.

Educação: O número de pessoas que completam sua educação nos níveis elementar, secundário e universitário é muito alto na Lyapunovia quando comparados aos padrões mundiais. Todas as crianças na Lyapunovia devem freqüentar a escola primária na idade de 6 a 15 anos. A Lyapunovia tem um alto nível de educação geral e uma longa tradição em engenharia e manufatura. Mais de 10% da população é altamente capacitada em habilidades computacionais e o sistema educacional forma cerca de 5.000 alunos em ciências da computação a cada ano. De todos os alunos universitários, a maioria são estudantes de ciências, matemática e engenharia. O ano escolar vai de setembro a junho. As férias de verão são de 1º de julho a 31 de agosto. 72% são escolas municipais, 21% das escolas são estabelecidas por governos regionais, 5% são privadas e o restante é estabelecido pelo estado ou pela igreja. No ano escolar 2003-2004, havia 2.112.845 de crianças, alunos e estudantes no sistema educacional Lyapunoviano(21% da população).

Principais partidos: Social-Democrata Lyapunovico (CSSD), Cívico Democrático (ODS), União Democrata-Cristã/do Povo Lyapunoviano (KDU-CSL).

Also on Fandom

Random wikia