Fandom

Scratchpad

Lyapunovia

219,314pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

República da Lyapunovia

República da Lyapunovia [Ex-Newtonlândia]

"lyapunovialf0.th.jpg"

Lema: A verdade permanece Língua Oficial: Português, Alemão Capital: Fragma Cidades Principais: Fragma, Isaac, Blumenália, Nova Moravia, Jihlava Moeda: Brno (B$) Televisão: Radio e Tv da Lyapunovia (TVLy) e (RTLA) Presidente: Marcos Henrique População: 3.525.350 habitantes Área: 357.050 km²

História: Surgiu no século XII fundado pelos Germânicos, que lhe deram o nome de Nova Germânia. No Século XIX o rei Octaviano, mudou o nome para Newtonlândia em homenagem ao grande cientista Isaac Newton. Realizou-se um plebiscito no dia 26/06/07 para saber a opinião do povo quanto a troca de nome, e foi decidido trocar o nome para Lyapunovia.

Geografia: O relevo é montanhoso, devido a cadeia montanhosa dos Kárpatos, o clima na Lyapunovia é o temperado continental, A vegetação é basicamente a Floresta Temperada que possui folhas em forma de agulha que caem no inverno (caducifólia). A Divisão administrativa da Lyapunovia ocorre na forma de regiões administrativas. Ao todo são 8 regiões e suas respectivas capitais 1 -Karlovy Vary, - Fragma 2- Liberec - Blumenália 3 - Hradec Králové – Nova Moravia 4 – Olomouc – Jihlava 5 - Pardubice - Samytalia 6 - Silésia - Dusselmer 7 – Zlin – Hambravia 8 – Vysocina - Tatyvânia



Economia: É baseada em indústrias siderúrgicas, automóveis, bebidas, cristais e aparelhos eletrônicos. O país mantém uma agricultura baseada na produção de trigo e laranja para a exportação.

Religião: A Lyapunovia é o país mais secularizado de todo o Aporue, apesar de historicamente ser considerado um país católico. O Censo de 2003 verificou que 59% da população não tem religião. Apenas 26,8% da população se considera católica e cerca de 2% são protestantes. 30% dos Lyapunovianos se declaram ateus, enquanto cerca de 50% acreditam em algum tipo de força espiritual, não sendo necessariamente Deus.


Educação: O número de pessoas que completam sua educação nos níveis elementar, secundário e universitário é muito alto na Lyapunovia quando comparados aos padrões mundiais. Todas as crianças na Lyapunovia devem freqüentar a escola primária na idade de 6 a 15 anos. A Lyapunovia tem um alto nível de educação geral e uma longa tradição em engenharia e manufatura. Mais de 10% da população é altamente capacitada em habilidades computacionais e o sistema educacional forma cerca de 5.000 alunos em ciências da computação a cada ano. De todos os alunos universitários, a maioria são estudantes de ciências, matemática e engenharia. O ano escolar vai de setembro a junho. As férias de verão são de 1º de julho a 31 de agosto. 72% são escolas municipais, 21% das escolas são estabelecidas por governos regionais, 5% são privadas e o restante é estabelecido pelo estado ou pela igreja. No ano escolar 2003-2004, havia 2.112.845 de crianças, alunos e estudantes no sistema educacional Lyapunoviano(21% da população).


Principais partidos: Social-Democrata Lyapunovico (CSSD), Cívico Democrático (ODS), União Democrata-Cristã/do Povo Lyapunoviano (KDU-CSL).

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Also on Fandom

Random wikia