Wikia

Scratchpad

Mondim: leituras

217,811pages on
this wiki
Discuss this page0

Welcome to the Mondim: leituras mini wiki at Scratchpad!

You can use the box below to create new pages for this mini-wiki. Make sure you type [[Category:Mondim: leituras]] on the page before you save it to make it part of the Mondim: leituras wiki (preload can be enabled to automate this task, by clicking this link and saving that page. Afterwards, you may need to purge this page, if you still see this message).


Mondim: leituras. Porquê?

Porque tudo pode ser lido: os acontecimentos, os gestos, as atitudes, as iniciativas. Tudo tem uma razão de ser ou é susceptível de interpretação...

A ideia é pois criar um espaço suficientemente "aberto" para acolher as ideias e opiniões de uma comunidade específica - dos que nasceram, vivem e/ou amam Mondim de Basto... - mas "fechado" ao anonimato!

A haver uma primeira palavra de ordem, ela será mesmo: "Dê a sua cara...".

Ofereçamos, às nossas opiniões, um rosto.

- José António Nobre, arquitecto do quadro público da CM de Mondim de Basto; a viver em Mondim de Basto desde 1984: Estou aqui porque não me revejo no anonimato de outros projectos, ainda que respeite a sua filosofia de edição e lhes reconheça até alguns méritos.

- Francisco Moreira, professor do quadro de nomeação definitiva da Escola E.B. 2,3 de Gandarela; a viver em Mondim de Basto desde Maio de 2002: A primeira questão a que gostaria que respondessemos nestas leituras (reflexões), será “quem somos?”; os que nasceram, vivem e/ou amam Mondim de Basto?...

Unidade na Diversidade

Quais as nossas origens (Geográficas e Socio-familiares)? Até que ponto serão relevantes as nossas origens geográficas? Nascer em Mondim traz um valor acrescentado de conhecimento das suas gentes e das suas realidades?

Ter vindo para Mondim, pressupõe uma escolha, uma opção de vida, um interesse genuíno. Trazemos, além disso, outras experiências, de outros contextos.

E quanto às nossas origens sócio-familiares? Quais os nossos valores de referência? Serão assim tão diversos? Reparamos que, em Mondim, os grupos sócio-familiares não oferecem tanto uma identidade própria, mas se afirmam precisamente por uma atitude discriminatória relativamente aos outros.

Defendemos pois a Unidade na Diversidade!

Conhecer para Melhorar e Comunicar

Qual o nosso nível de escolaridade? Quais as nossas competências? Quando falamos uns com os outros, entendemos e somos sempre entendidos? Conhecemos as competências pessoais de cada um para as pôr a render para o interesse público? Como melhorar essas competências? O que é para nós a cultura? A repetição de ritos antigos? Que cultura esperamos deixar para o futuro?

Reflectir e partilhar sobre estas questões será conhecer, para melhorar e comunicar.

Comunidade Participante

Quais são os nossos sonhos/projectos? Quais os nossos projectos para o futuro? Serão, como acontece no resto da sociedade, tendenciosamente individualistas e quanto muito familiares? Como os transformar ou agregar em projectos mais participados e comunitários?

Defendemos pois, uma comunidade que participe.

Apoiar para Servir

Que condições económicas temos? Qual é o nosso rendimento disponível? Constatamos que grande percentagem de negócios em Mondim desaparece muito rapidamente. Serviços existentes são usados por uma pequena parte da população. Temos dificuldades económicas? Como as ultrapassar?

Queremos apoiar para servir.

Presente com Futuro

Quais são as nossas prioridades? Onde queremos estar daqui a 5 ou 10 anos? O que não existe e nos faz falta? Como executar? O que ainda não precisamos, mas que devemos planear para ter no futuro?

É a nossa maneira de procurar ter um presente, com futuro.

Francisco Moreira

José António Nobre

Around Wikia's network

Random wikia