Fandom

Scratchpad

Mundorp

215,741pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page2 Share

Seja bem-vindo ao WIKI do portal Mundo das Relações Públicas - www.mundorp.com.br .

A intenção é utilizar esta ferramenta colaborativa para editar todos os itens hoje disponíveis, através de renovações de conteúdo, exclusões parciais ou totais de parágrafos, remodelação de chamadas e links internos, revisão nas bibliografias citadas.

Como todo este ambiente é novo para nós, podemos enfrentar alguns obstáculos - que podem ser sanados através do item específico deste trabalho colaborativo: o Fórum de Discussão. Lá poderemos tratar dos nossos entraves e conquistas, fixar prazos e fazer a interação que julgarmos importante.

Então, mãos à obra !!!''''

TEXTO DE DISCUSSÃO - Cerimonial e Protocolo / Introdução

Práticas diretamente relativas ao campo profissional do Relações Públicas, o Cerimonial e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público. No Brasil, são basicamente condutas norteadas por leis municipais, estaduais e federais que resguardam características culturais sob normas internacionais; sem esquecer, contudo , que enquanto linguagem são passíveis de transformação e atualização.

Para facilitar o entendimento, seguem algumas definições consagradas: Cerimonial: rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas; Protocolo: é a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares.

Entre as normas, vale conhecer o Decreto 70274, de 09 de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Ainda assim, estão sendo utilizados e consagrados mecanismos de diferenciação que levam em conta sexo, idade, interesse, ordem alfabética ou cultura. A amplitude das regras é tamanha que chega à precedência de colocação de bandeiras dos estados brasileiros numa cerimônia, de acordo com sua constituição histórica: 1) Bahia; 2) Rio de Janeiro; 3) Maranhão; 4) Pará; 5) Pernambuco; 6) São Paulo; 7) Minas Gerais; 8) Goiás; 9) Mato Grosso; 10) Rio Grande do Sul; 11) Ceará; 12) Paraíba; 13) Espírito Santo; 14) Piauí; 15) Rio Grande do Norte; 16) Santa Catarina; 17) Alagoas; 18) Sergipe; 19) Amazonas; 20) Paraná; 21) Acre; 22) Mato Grosso do Sul; 23) Rondônia; 24) Distrito Federal; 25) Amapá; 26) Roraima; 27) Tocantins.

Um exemplo de texto para condução de Cerimonial e Protocolo realizado pelo RP Rodrigo Cogo você pode conferir aqui. Caso deseje aprender um pouco mais sobre expressão oral, veja dicas para uma comunicação eficiente. Para não cometer gafes nas suas correspondências comerciais e também na nominação de autoridades numa cerimônia, dê uma olhada na listagem de Pronomes de Tratamento que preparei, além da relação de estilos de vestimentas e também tipos de copos adequados a cada ocasião. Além disso, aproveite os períodos de crise de imaginação e confira frases de efeito para conferir ainda maior ênfase a seus cartões-RP. Para conhecer um pouco desse universo de atuação, leia "Cerimonial para Relações Públicas", de Nelson Speers (Ed.USP), "Cerimonial e Protocolo - Organização de Solenidades e Convívio Social", de Paulo Schneider (Ed.Sulina),"Cerimonial para Executivos", de Marina Nunes (Ed.Sagra-DC Luzzatto), e "Cerimonial Universitário", de Maria Lizabete Azolin (Edição independente, impressa na UFSM). --RodrigoCogo 02:10, 5 December 2007 (UTC)

* você pode alterar diretamente no texto acima, sendo que ficará arquivado, no item HISTÓRIA, todas as mudanças que poderão ser validadas ou não após comentários e argumentações no item DISCUSSÃO. Você acessa estes itens logo acima deste texto, no topo desta página.

Also on Fandom

Random wikia