Fandom

Scratchpad

Naven

215,972pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Projeto Naven

O Wikia Naven é a transposição para o formato wikia de um projeto iniciado nos interstícios do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja a orientação é a elaboração de linhas de fuga que formem uma nova geração de antropólogos familiarizados com tecnologias contemporâneas e interdisciplinares de pesquisa e pensamento.

O Wikia Naven é pensado tanto como um texto múltiplo-autoral, quanto um escopo para textos autorais dos integrantes do Núcleo de Estudos Naven, o que em nada impede a participação de integrantes externos ao grupo (que é amplamente estimulada e desejada) que entendam-o como um veículo adequado para suas sistematizações e problematizações.

Ainda que fundamentado e estruturado sobre um núcleo restrito de pessoas, o Wikia Naven deve ser entendido como uma entidade relacional, fruto de interações entre unos e múltiplos e entrecortada por uma série de diferentes forças, que deseja-se, fomentem pluralidades e o estabelecimento de linhas de fuga e assim permitir o florescimentos e maturação de uma antropologia disparativa (fundamentada sobre conceitos científicos dispares e antagonista a uma ultrapassada antropologia comparativa) empenhada na busca de formas distintas de se “escrever culturas”.

O nome Naven fora escolhido como referência à clássica e excêntrica monografia do antropólogo Gregory Bateson e designa um ritual de travestismo realizado pelos integrantes da comunidade Iatmul. No entanto, para além de uma homenagem a este célebre personagem da antropologia, considerado por muitos um dos precursores da critica ao etnocentrismo ontológico, trata-se de considerar as próprias características deste rito como boas para se pensar os novos caminhos da antropologia contemporânea.

Manifesto Naven

Manifesto que deu origem ao Coletivo Naven.

Roteiros

Página com o roteiro de estudos do Coletivo Naven (assim como seus comentários).

Textos Multi-autorais

Página com os textos feitos a partir dos estudos realizados pelo Coletivo Naven.

Textos Autorais

Textos autorais expostos por seus seus criadores com objetivos variados. Os textos aqui inseridos são considerados como publicadas sob a GNU Free Documentation License.

Citações e Epígrafes

Reunião de trechos curtos e, sobretudo, inspiradores.

Links

Página de links relacionados com a temática do Wikia.

Referências

Sugestões bibliográficas com afinidades com o Naven e envolvidos.

Also on Fandom

Random wikia