Fandom

Scratchpad

OBRA FMN

216,082pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Os indicadores utilizados no estudo do acompanhamento da obra foram: • PPC – PERCENTUAL DO PLANEJAMENTO CONCLUÍDO • PPA - PERCENTUAL DA PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

A partir dos indicadores utilizados e dos dados coletados na obra foram construídos os gráficos mencionados abaixo com seus diagnósticos, selecionados de acordo com as possibilidades de informações coletadas.

• Evolução do PPC

Devido a inexistência de planejamento durante o inicio do acompanhamento da obra visitada o PPC começa com valor zerado. Porem a partir do momento em que se começa a fazer algum planejamento até o final do período estudado, este indicador passa a oscilar. A variação ocorreu principalmente por problemas de faltas de empreiteiros e pelos erros na programação da produção. Ilustra-se a falta de planejamento na obra visitada quando o único documento consultado para programação da produção era o cronograma físico-financeiro, que estava desatualizado e abandonado. O sistema da empresa previa que com base no cronograma físico-financeiro, o mestre de obras e o engenheiro da obra determinavam a data de inicio dos serviços, as equipes e os recursos necessários. Como nesta obra quando se iniciou o trabalho de acompanhamento não existia um engenheiro residente, o gerente técnico da empresa se responsabilizava juntamente com o mestre de obras para tentar planejar a produção. Estes profissionais tomavam as decisões não com base no cronograma, desatualizado e abandonado, mas nas ordens do departamento financeiro e no conhecimento próprio. Porém na semana 02 obteve-se a informação da contratação de um engenheiro residente para a obra em estudo. O PPC passou a ser obtido desde a semana 04 refletindo a situação onde o engenheiro passou a planejar a obra, realizando pedidos e contratações que acarretaram na execução imediata de serviços que estavam parados sem motivo. Porém o planejamento durante as semanas 04 a 10 ainda não pode ser considerado adequado, mas com progressos. Um dos problemas se deve ao fato de que o planejamento da produção é definido pelo engenheiro residente e pelo mestre de obras porém quando executada a atividade o empreiteiro é quem realmente define a duração das atividades, como último planejador. Muitos empreiteiros são de outras cidades e perdem dias de trabalho devido viagens entre Curitiba e outras localidades nos dias úteis.

• Gráfico da Média Móvel – PPC • Gráfico das Atividades PPC • Problemas de Programação - PPC • Evolução do PPA • Gráfico da Média Móvel – PPA

Also on Fandom

Random wikia