Fandom

Scratchpad

OsRepublicanos

215,884pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Participantes

Claudineli

Clarice Ribeiro

Eliseu

Suelem

Gustavo

Proposta de metadado para descrição de autores de textos colaborativos com base na Norma de Descrição Arquivística

Texto colaborativo e metadados

Hoje no Brasil as grandes empresas, em sua maioria as privadas e alguns setores da administração pública, vem mudando seu conceito sobre a preservação, guarda, acesso e destinação final da informação. Com a explosão informacional do século XX, os documentos eletrônicos ganharam grande relevância na contenção dos custos e no retorno rápido da informação, quanto maior a quantidade de informações, maior a necessidade de um gerenciamento eficiente a fim de transformá-las em conhecimento. A criação da NOBRADE(Norma Brasileira de Descrição Arquivística) foi um grande avanço na descrição de documentos no Brasil, com base na ISAD(G) e na norma ISAAR(CPF), ela é composta por 28 elementos de descrição, onde 7 são obrigatórios na descrição de documentos. São eles: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); e condições de acesso. Esta norma deve ser aplicada à descrição de qualquer documento, independente de seu suporte ou gênero. A gestão eletrônica de documentos ganha cada vez mais espaço no âmbito arquivístico por se tratar de uma importante ferramenta estratégica para garantir agilidade na recuparação de documentos. No âmbito da arquivologia a sigla GED(Gerenciamento Eletronico de Documentos) vem sendo utilizada para designar a "utilização de técnicas automatizadas para gerenciar documentos de arquivo, independente do seu formato" (Thomas; Santos, 2003), onde os fundamentos da arquivística devem estar presentes em todas etapas dos sistemas de GED, pois nem todas as ferramentasde GED disponíveis no mercado estão em consonância com os princípios arquivísticos. Ao se desenvolver sistemas de GED dentro da área arquivística, deve-se preocupar-se principalmente com a definição dos metadados que são elementos fundamentais em um sistema de gestão eletrônica de documentos; eles agregam informações que facilitam a organização e localização de documentos. Para ficar mais claro, metadados são conhecidos como dados sobre dados, ou seja, conjunto de dados estruturados que identificam os dados de um determinado documento e que podem fornecer informações sobre o modo de descrição, administração, requisitos legais de utilização, uso, preservação. Assim, metadados representam uma forma eficiente para solucionar problemas de localização, recuperação e acesso, visto que permitem documentar e organizar os dados de forma estruturada. De modo geral, os ambientes colaborativos agregam um conjunto de ferramentas que propiciam a comunicação entre os membros de um grupo, proporcionando uma maior interação no processo de ensino-aprendizado. Estes ambientes colaborativos oferecem recursos para a construção do conhecimento de modos síncrona e assíncrona entre os membros (aluno-aluno ou aluno-professor). A edição colaborativa pode ser definida como um processo no qual autores (editores, usuários ou revisores) com diferentes habilidades e responsabilidades interagem durante a elaboração ou a revisão de um documento. Outros documentos que também deveriam estar descritos conforme alguns critérios da NOBRADE, seriam os textos colaborativos, que nada mais são que um site aonde são encontrados "n" textos sobre todos os tipos de assuntos. Estes assuntos podem ser escritos, corrigidos, modificados acrescentados por qualquer pessoa que tenha acesso à internet, isso facilita e colabora para a troca de conhecimento entre as pessoas. Os textos colaborativos tem como identificar quem alterou e ou modificou um dado em suas páginas o que facilitaria muito sua descrição eletrônica. Vale ressaltar também, que um texto colaborativo atende ainda a representação cooperativa do conhecimento, facilitando a interação entre os membros de um grupo de aprendizagem. Dentre os objetivos principais de um texto coloborativo estão: o apoio em trabalhos de grupo, a interação entre os múltiplos usuários e a criação de um trabalho que seja único e conciso. Cada vez mais surgem pesquisas que destacam o aprendizado em grupo, então é fundamental desenvolver ferramentas de comunicação textual que propiciem este aprendizado, e que preocupe-se com a colaboração entre os membros e a segurança das informações textuais compartilhadas. Portanto, nota-se que é necessário a adaptação dos metadados em relação a NOBRADE para formar um modelo de sistema de gerenciamento de documentos eletrônicos eficientes dentro de qualquer que seja a instituição.

PROPOSTA

No campo 1.3 datas, o grupo propõem o acréscimo de mais unidades de descrição além das já existentes dentro da data de produção do documento identificando todas as datas de modificação do texto. No campo 2.1 produtores, propõem-se mudança na relação de entidades produtoras registrando todos os autores do texto(caso houver mais de um produtor).

Also on Fandom

Random wikia