Wikia

Scratchpad

PCP na Construção Civil

217,607pages on
this wiki
Discuss this page1

PCP na Construção Civil at Wikia

Welcome to the PCP na Construção Civil mini wiki at Scratchpad!

You can use the box below to create new pages for this mini-wiki. Make sure you type [[Category:PCP na Construção Civil]] on the page before you save it to make it part of the PCP na Construção Civil wiki (preload can be enabled to automate this task, by clicking this link and saving that page. Afterwards, you may need to purge this page, if you still see this message).

Iniciando o texto

Este é um sítio mini wiki criado no Scracthpad Wiki Labs, local para projetos iniciantes que possam se tornar um Wikia ou apenas para colaboração de um grupo pequeno. O que é o Wikia? Uma coleção de comunidades com websites que voce pode editar. Cada comunidade wiki deve ter uma audiencia potencial grande passível de atrair editores o suficiente para manter o wiki. Para um projeto iniciante, ainda com poucos editores e publico, é aberta esta categoria de mini wikis.

Importante

  • veja a formatação deste texto e leia o Editing tutorial no link no alto da página.
  • clique nos links das seções para editar as páginas. Não adicione textos nesta página inicial
  • esta página inicial servirá de orientação sobre o conteúdo do texto.
  • as páginas podem ser editadas por seção (cabeçalhos) ou no todo (aba Edit no alto da página).

Como fazer referências: texto ... (Ballard, 2005). Clique no link para ler o resumo. A referência deve ser incluída na página Referências

Como incluir figuras: texto ... conforme Figura 1. O título da figura deve ser incluído na página Lista de Figuras. A numeração é sequencial e segue a lista de figuras (e não a do texto). Na edição final as figuras serão renumeradas na sequencia do texto.

Cronograma

1a Etapa (1a Semana) - 06/09
processo de planejamento
método de pesquisa
Colaboração dos envolvidos da obra
Interesse na melhoria dos processos (por parte dos envolvidos)
2a etapa (2 Semanas - 20/09)
continuando Método de pesquisa (texto único)
3a etapa (2 Semanas - 04/10)
Indicadores
4a etapa (1 Semana - 11/10)
Diagnóstico
5a etapa (1 Semana - 18/10)
Revisão (todos)
Edição final (Ricardo)
Pós-texto
Apresentação. A definir

Estrutura do texto

Este texto está estruturado nas seções a seguir. Clique nos links para abrir as páginas de cada seção.

Processo de planejamento

Escrever sobre o processo atual de planejamento na obra. Usar artigos como referência. Está dividido em duas sub-seções: Preplanning (antes da obra) e Durante a obra.

Antes de iniciar a obra. Ainda não criei as páginas para cada grupo. Farei isso mais tarde (agora são 20:09)

  • Durante a obra: Plano de longo prazo, Plano de médio prazo, Plano de curto prazo, Reuniões planejamento (semanais?), Problemas encontrados (qual o procedimento), etc.

Método de pesquisa

Indicadores

Definições (texto único) Indicadores. Apresentação dos resultados (usar artigos como modelo) PPC, Problemas encontrados, PPA, PAP, etc.

OBRA FMN

Obra CM

Os indicadores adotados foram os seguintes:

1.Porcentual de Tarefas Planejadas Concluída (PPC) – Valores semanais e Média Móvel de 4 semanas.

2.Percentual de Programação das Atividades (PPA) – Valores semanais e Média Móvel de 4 semanas.

3.Ocorrência dos Problemas de Execução - Quantificação e Porcentual

4.PPC de subempreiteiros

5.Histograma de Mão-de-Obra – Esforço planejado x esforço real

Para o propósito do exercício proposto entendemos que os indicadores acima são suficientes para suscitar o pesquisador a importância do planejamento econtrole de obras.

Avaliação do resultado:

Evolução do PPC Os altos valores do PPC no início da coleta refletem as dificuldades iniciais para definir os pacotes de trabalho. Em seguida, com o melhor detalhamento das tarefas, a realidade da falta de planejamento ficou evidente, resultando em baixos valores do PPC (semanas de 4 a 6). Posteriormente, com a melhora na coleta de dados (consultando simultaneamente os vários envolvidos nas atividades), houve uma melhora na conclusão das atividades que foram sendo planejadas.

Evolução do PPA Não tivemos muita facilidade para coletar as previsões de médio prazo. Encontramos na obra um cronograma financeiro de longo prazo, através do qual pudemos ter uma idéia das metas do cronograma físico da execução dos serviços. Segundo o encarregado, o cronograma físico dos serviços da estrutura de concreto armado estava coerente. As previsões de médio prazo eram efetuadas com base no questionamento junto ao mestre e aos subempreiteiros. As grandes variações obtidas no PPA refletem a baixa qualidade do planejamento de médio prazo existente na obra. Somente em algumas semanas, quando as tarefas eram bastante evidentes (foco no concreto e na alvenaria) o acerto era elevado. Nas demais, as atividades de médio prazo que foram incorporadas no PPC foram poucas. Na média, percebe-se um resultado de cerca de 65% para o PPA. Cabe aqui comentar o que ocorreu que em algumas ocasiões. Coletando informações junto ao mestre para o preenchimento da 6ª semana do PMP, no debate a respeito das atividades das outras semanas o mestre chamava a atenção de alguma atividade que não seria executada e outra que seria. Para que o PMP permanece mais fiel houve atualização do mesmo, por esta razão na semana de 7 a11 e 12 a 16 o PPA ficou 100%. Cabe aqui comentar a necessidade de definir no PMP ate que semana pode-se atualiza-lo para que não haja alteração significativa no PPA. Saliente-se que não foi encontrado na revisão bibliográfica, artigos, com referencia sobre o assunto.

Gráfico de problemas globais Percebe-se que o principal problema era referente à programação dos serviços, constantemente alterada durante o transcorrer da semana.

Gráfico dos problemas por semana Os problemas foram reduzidos a partir da metade da pesquisa, conforme o gráfico acima.

PPC de subempreiteiro O empreiteiro da estrutura de concreto armado foi o que mais concluiu suas atividades conforme o programado, em função da importância desta atividade, que tinha prazos mais definidos para conclusão.

Operários de produção (histograma de mão de obra) A quantidade de horas de trabalho previstas e efetivamente utilizadas teve pouca variação.

Diagnóstico

Aplicação do questionário Análise das respostas (Ricardo faz a compilação inicial das respostas, depois todos revisam) Melhorias para o planejamento da obra

DIAGNÓSTICO E CONTROLE- OBRA CM

DIAGNÓSTICO E CONTROLE- OBRA FMR

DIAGNÓSTICO E CONTROLE- OBRA FMN

Referências

Página com as Referências no formato final. Para incluir as referencias no texto ver Como fazer referências na Introdução desta página.

Apêndices

Indicar aqui os Apêndices incluídos.

Around Wikia's network

Random wikia