Fandom

Scratchpad

Plataformas possíveis para alojar uma nova rede de permacultura e transição

226,905pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Menu das wikis:

Princípios de uma eventual nova rede de permacultura e transição

Inquérito à forma de funcionamento da rede de TPP

Esta wiki serve para se apresentarem as várias possibilidades de alojamento para uma nova rede. Chutem para aqui! (a numeração é aleatória, não hierárquica)

1. Rede social europeia/internacional de agroecologia (desenvolvimento próprio)

(Proposto originalmente aqui) A plataforma pretende ligar agroecologistas/neorurais (permacultores, horticultores urbanos, comunidades ecológicas, iniciativas transição, etc.), activismos políticos e investigação académica, com o objectivo de construir afinidades e sinergias, avançar a aprendizagem (troca de experiências, e-learning, investigação aberta e colaborativa) e promover a acção colectiva (iniciativas locais, por exemplo semana de trabalho em projecto X; petições ou acções de campanha; lutas e resistências, por exemplo a ocupação de terras).

Esta plataforma está em fase de conceptualização no âmbito do projecto Beyond Our Backyards (http://agroecol.eu). A plataforma será personalizada e desenvolvida por meios próprios, usando provavelmente o sistema de gestão de conteúdos Drupal, para criar uma rede social híbrida (isto é, capaz de interagir fortemente com redes sociais existentes e hegemónicas, como Facebook e Twitter, mas mantendo a autonomia, privacidade e segurança dos utilizadores).

O alojamento será providenciado pelo colectivo Ecobytes (http://ecobytes.net). Há financiamento parcial para o seu desenvolvimento (cerca de 50% do estimado).

O projecto Beyond Our Backyards está aberto à participação de quem queira e é, desde o princípio, concebido com princípios de horizontalidade e transparência a todos os níveis, procurando não excluir ninguém dos processos de decisão; e abertura, sendo a entrada e colaboração no projecto possível a qualquer momento.

Caso alguém se interesse em entrar para o projecto nesta fase, participando no wiki, mailing lists e eventualmente no próximo encontro internacional em França (Junho/Julho), basta escrever para info@agroecol.eu. Aí (e antes e depois, via internet) teremos oportunidade de trabalhar no desenvolvimento desta rede social.

Nota: este projecto de rede vai avançar de qualquer maneira, a questão que se coloca é, até que ponto, participantes da Rede de Transição e Permacultura Portugal querem aderir e colaborar no seu processo de desenvolvimento.

2. (Proposto originalmente aqui)

(...)

Formar o Ning (30 dias gratuito, preços 14,95€ até 10000membros, mais tarde a versão ilimitada, com mais funções 34,95 por Mês) . Tempo necessário (+/- 1 semana)

(...)

3. (Proposto originalmente aqui)

(...)

No entanto, no que sim podemos participar todos é em abrir um grupo no Yahoo (por exemplo), de 5 ou 6 administradores, assignar uma equipa e começar a passar pouco a pouco o conhecimento nesta rede para lá.

(...)