Fandom

Scratchpad

Por que as escolas deveriam utilizar apenas software livre

216,081pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Por que as escolas deveriam utilizar exclusivamente software livre

autor: Richard Stallman

tradução: Felipe "Juca" Sanches

Existem razões gerais pelas quais todos usuários de computadores deveriam insistir no uso de software livre. Ele dá aos usuários a liberdade de controlar seus próprios computadores -- com software proprietário, o computador faz o que o dono do software quer que ele faça, não o que você quer que ele faça. Software livre também dá aos usuários a liberdade para cooperarem uns com os outros, para seguirem um estilo de vida justo. Estas razões aplicam-se a escolas da mesma forma como elas se aplicam a qualquer pessoa.

Mas existem razões especiais que se aplicam a escolas. Estas são o assunto deste artigo.

Primeiramente, o software livre pode ajudá-las a economizar dinheiro. Até nos países mais ricos, escolas têm pouco dinheiro. Software livre dá às escolas, assim como aos outros usuários, a liberdade de copiar e redistribuir o software de modo que pode-se fazer copias para todos os computadores existentes numa escola. Em países pobres, isto pode ajudar a acabar com a exclusão digital.

Esta razão óbvia, enquanto importante, é particularmente superficial. E desenvolvedores de software proprietário podem eliminar esta desvantagem doando cópias para as escolas. (Cuidado! -- uma escola que aceite esta oferta pode, eventualmente, ter que pagar por futuras atualizações do software.) Então olhemos para as razões mais profundas.

Escolas deveriam ensinar aos estudantes estilos de vida que beneficiarão à sociedade como um todo. Elas deveriam promover o uso de software livre assim como elas promovem a reciclagem. Se as escolas ensinarem software livre aos alunos, então eles irão usar software livre depois de se graduarem. Isto irá ajudar a sociedade como um todo a escapar de ser dominada (e enganada) por megacorporações. Estas corporações oferecem amostras grátis de seus programas de computador às escolas pelo mesmo motivo que companhias de tabaco distribuem cigarros de graça: para viciar os jovens (1). Elas não darão descontos a estes estudantes uma vez que estes crescerem e se graduarem.

Softwares livres premitem que os estudantes aprendam como software funciona. Quando estudantes chegam à adolescência, alguns deles querem aprender tudo o que há para se aprender sobre seus computadores e seus softwares. Esta é a idade em que as pessoas que se tornarão bons programadores devem aprender isso. Para aprender a programar bem, os estudantes precisam ler muito código e escrever muito código. Eles precisam ler e entender programas reais que pessoas usam de verdade. Eles estarão intensamente curiosos para ler o código fonte dos programas que eles usam diariamente.

Os softwares proprietários rejeitam a sede por conhecimento destes jovens: eles dizem, "O conhecimento que vocês desejam é um segredo -- aprender é proibido!" O software livre, por outro lada, encoraja todos a aprenderem. A comunidade do software livre repudia o "sacerdócio da tecnologia" que mantém o público geral ignorante a respeito de como a tecnologia funciona; nós encorajamos os estudantes de todas as idades e condições a lerem o código fonte e aprenderem tanto quanto queiram aprender. Escolas que usam software livre irão possibilitar o avanço de estudantes habilidosos em programação.

A próxima razão para se utilizar softwares livres em escolas é de um nível ainda mais profundo. Nós esperamos que as escolas ensinem seus estudantes fatos básicos e habilidades úteis, mas isto não é tudo. A missão mais fundamental das escolas é ensinar as pessoas a serem bons cidadãos e bons vizinhos -- ensiná-los a cooperar com outros que precisem de sua ajuda. Na área da computação, isto significa ensiná-los a compartilhar software. As escolas de ensino primário, acima de tudo, devem ensinar seus alunos que "se você trouxer software para a escola, você deve compartilhá-lo com as outras crianças." É claro que a escola deve praticar aquilo que prega: todo software instalado pela escola deve estar disponível para que seus estudantes copiem, levem para casa, e redistribuam mais ainda.

Ensinar os estudantes a utilizarem software livre, e a participarem da comunidade, é uma lição prática de cidadania. E também ensina a função do serviço público em vez da dos magnatas. Escolas de todos os níveis deveriam utilizar software livre.

(1) A companhia de tabaco RJ Reinolds foi multada em 15 milhões de dólares em 2002 por distribuir amostras grátis de cigarros em eventos com participação de crianças. Veja http://www.bbc.co.uk/worldservice/sci_tech/features/health/tobaccotrial/usa.htm

ATENÇÃO: O texto acima não está licenciado sob a GNU FDL!

copyright Richard Stallman

Also on Fandom

Random wikia