FANDOM

preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. Os principais são racial, social e sexual

O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história. 

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria.Atualmente,O racismo consiste numa teoria que defende a existência de características que podem diferenciar os homens por meio da detecção dessas. A origem do termo vem do latim ratio, que significa categoria, sorte ou espécie. A partir do século XVII essa palavra foi empregada com o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos. 

. A partir de então, a distinção racial serviu para que certos cientistas defendessem a idéia de que existiam raças “melhores” e “piores”. No século XVIII, as distinções raciais se limitavam à cor da pele, dividindo os grupos humanos entre as raças negra, branca e amarela.

 Nessa mesma época, as reinterpretações da teoria darwinista acabaram legitimando uma hierarquia onde a raça branca seria vista como o grau máximo do desenvolvimento físico e mental dos seres humanos. Com isso, asiáticos, mestiços e negros seriam colocados em patamares de menor grau de desenvolvimento.um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo. 

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, 

Mas enfim o preconceito não leva a gente em lugar nenhum cada um tem sua raça, seu grupo social e a seu sexo.

Agora tenho um exemplo na televisão  que o ator Lazaro Ramos antes de ser famoso sofreu preconceito ele conta no programa da Marilia Gabriela.

 Lázaro revela que já sofreu um tanto com o preconceito até virar um ator reconhecido.

“Sofri diversas vezes. Algumas delas de uma maneira mais explícita e outras de uma maneira que entendi depois. Por exemplo, eu tive a minha primeira namorada aos 17 anos, eu sempre fui o melhor amigo. Eu estudava em colégios particulares que tinham, em sua maioria, pessoas brancas, e eu tinha muita dificuldade em me relacionar”, conta.

Marília Gabriela pergunta se ele consegue enxergar que, atualmente, é considerado um ícone na TV brasileira por ser um ator negro, premiado, respeitado e que, a cada dia, sua responsabilidade cresce profissionalmente.

“Percebo, assumo, adoro e faço uso! É um pouco o que eu queria, porque a minha formação artística vem muito em paralelo com o pensamento político. Hoje em dia, os meus projetos pessoais têm ligações com questões sociais e políticas do país. É uma forma de utilizar esse prestígio, esse espaço conquistado, para dar visibilidade a essas temáticas que eu acho tão importantes”, explica o ator.

uando o assunto é política, Lázaro comenta que tem a esperança de que Barack Obama realmente modifique o cenário internacional e diz que, “antes de qualquer coisa, a eleição de um negro para comandar uma nação como os Estados Unidos já é uma mudança, um avanço”.