Fandom

Scratchpad

Programação

216,223pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Início

Os princípios que orientam as actividades pedagógicas do Artes

Queremos criar um ambiente participativo de diálogo que facilite a troca de ideias entre toda a gente, dado que só assim, em nosso entender, a pessoa aprende. Queremos evitar as formas de exposição "tipo" palestra, em que se reproduz o estilo clássico da escola tradicional.

Acreditamos que o pensamento crítico e a acção reflectida só podem ter lugar quando usamos metodologias horizontais baseadas na participação de cada pessoa no espaço aberto de formulação de questões e na busca das suas respostas, na auto-aprendizagem e aprendizagem cooperativa, na experimentação, na reflexão sobre a acção, na liberdade de opinião e nos ritmos individuais de aprendizagem. Por estas razões procuramos dentro do possível que as actividades, oficinas e sessões de trabalho decorram seguindo estes preceitos.

Fundamentalmente, não acreditamos na distinção de papéis entre a pessoa professora e a pessoa aluna. Em qualquer acto educativo, tod@s aprendemos e ensinamos em simultâneo e portanto a professora aprende, ao ensinar, e as alunas ensinam ao aprender, não havendo por isso só uma pessoa que sabe nem só uma pessoa especialista com o privilégio exclusivo de falar.

Existem três tipos de programação, que interagem e compõem o cartaz do Artes:

  • Encontro de Educação Integral e Intuitiva;
  • Festa da Família Mágica;
  • Programação cultural.

Encontro de Educação Integral e Intuitiva

Este encontro tem como finalidade criar momentos de encontro entre quem pensa criticamente a educação e quem quer participar na construção de projectos educativos de educação holística e intuitiva.

Para nós, uma Educação Integral Intuitiva considera o ser humano nas suas dimensões física, mental e espiritual; considera a criança como pessoa que deve ser respeitada como qualquer pessoa adulta tendo igual direito a um lugar de escuta na sociedade; acredita que a criança é quem mais sabe o que precisa, sendo que o papel do adulto é criar condições para que essas necessidades sejam satisfeitas, numa relação de respeito entre a pessoa adulta e a pessoa criança e num contexto de cuidado; é criar condições para que a criança seja acompanhada, interferindo o menos possível, no seu processo de se descobrir e de se fazer como é.

Já confirmado

  • circulo de cuidado na 1ª infância*

Dinamizadora - Raquel Amaro Partilha sobre a amamentação, higiene natural, ...

Also on Fandom

Random wikia