FANDOM

Início

Os princípios que orientam as actividades pedagógicas do Artes

Queremos criar um ambiente participativo de diálogo que facilite a troca de ideias entre toda a gente, dado que só assim, em nosso entender, a pessoa aprende. Queremos evitar as formas de exposição "tipo" palestra, em que se reproduz o estilo clássico da escola tradicional.

Acreditamos que o pensamento crítico e a acção reflectida só podem ter lugar quando usamos metodologias horizontais baseadas na participação de cada pessoa no espaço aberto de formulação de questões e na busca das suas respostas, na auto-aprendizagem e aprendizagem cooperativa, na experimentação, na reflexão sobre a acção, na liberdade de opinião e nos ritmos individuais de aprendizagem. Por estas razões procuramos dentro do possível que as actividades, oficinas e sessões de trabalho decorram seguindo estes preceitos.

Fundamentalmente, não acreditamos na distinção de papéis entre a pessoa professora e a pessoa aluna. Em qualquer acto educativo, tod@s aprendemos e ensinamos em simultâneo e portanto a professora aprende, ao ensinar, e as alunas ensinam ao aprender, não havendo por isso só uma pessoa que sabe nem só uma pessoa especialista com o privilégio exclusivo de falar.

Existem três tipos de programação, que interagem e compõem o cartaz do Artes:

  • Encontro de Educação Integral e Intuitiva;
  • Festa da Família Mágica;
  • Programação cultural.

Encontro de Educação Integral e Intuitiva

Este encontro tem como finalidade criar momentos de encontro entre quem pensa criticamente a educação e quem quer participar na construção de projectos educativos de educação holística e intuitiva.

Para nós, uma Educação Integral Intuitiva considera o ser humano nas suas dimensões física, mental e espiritual; considera a criança como pessoa que deve ser respeitada como qualquer pessoa adulta tendo igual direito a um lugar de escuta na sociedade; acredita que a criança é quem mais sabe o que precisa, sendo que o papel do adulto é criar condições para que essas necessidades sejam satisfeitas, numa relação de respeito entre a pessoa adulta e a pessoa criança e num contexto de cuidado; é criar condições para que a criança seja acompanhada, interferindo o menos possível, no seu processo de se descobrir e de se fazer como é.

Já confirmado

  • circulo de cuidado na 1ª infância*

Dinamizadora - Raquel Amaro Partilha sobre a amamentação, higiene natural, ...