Fandom

Scratchpad

Projeto Ariadne

216,218pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Esta página foi criada para explorar as possibilidades de criação de texto literário utilizando hipertextos e ferramentas de redação coletiva.

O Projeto Ariadne é composto de três projetos, que exploram, de maneiras diferentes, os recursos e ferramentas de texto da mídia internet (hiperlinks, janelas, 'mouse-over', redação coletiva). Todas as narrativas são construídas na primeira pessoa.

O Último Dia

Último dia na vida de um homem.
Construído por hipertexto. Neste wiki é possível voltar para as páginas iniciais, mas a idéia, evoluindo para uma página web em html, é construir um texto em que se deverá seguir sempre em frente - como um tubarão -, abrindo janelas pop-up e utilizando o recurso do 'mouse-over', ramificações do pensamento, idas e vindas no tempo, nos temas, até a morte do personagem.
Um homem em seu leito, completamente só, esperando por gente que não chega. Por causa das medicações, não se sabe - às vezes nem mesmo ele sabe - se está vivendo ou recordando, se está recordando ou fantasiando, se está vivendo ou morrendo.
A narrativa tem início e tem fim, é um fio único até o desfecho. Esse fio único é desdobrado, por outro lado, em dimensões como tempo (passado, presente, futuro esperado) e consciência (razão, memória, alucinação, situações de fronteira).
Mas o Projeto não tem fim, porque o texto estará sempre sendo modificado (melhorado, acrescentado, mimado), e novas idéias podem ser acrescentadas, indefinidamente, por hiperlinks.

Primeiro Dia

Primeiro dia na vida de um deus. Construído por hipertexto, único Projeto aberto à interação com leitores, por meio da ferramenta wiki.
Nessa narrativa, há grande fragmentação. Passado, presente e futuro se confundem, assuntos se entrelaçam sem obedecer a nexos causais. A estrutura construção do texto não é simétrica, mas assimétrica e radial. Por meio de uma única e primeira entrada, 'ramifica-se' para todos os lados possíveis. Pode-se ir para a frente, para trás, para todos os lados, pode-se nascer de novo e morrer mil vezes, pode-se experimentar a fusão de consciências várias - indeterminação.
Afinal, estamos presenciando (vivenciando) o nascimento de um deus, o que, na verdade e para nós, é um mero pretexto para a ocupação de vários pontos de vista e para a adoção de diversas perspectivas, chegando a um nível de 'panoptismo' próprio de um deus.
A princípio, trabalharemos apenas com texto escrito. Mas, a partir de um certo ponto, quando o Projeto estiver desenvolvido e amadurecido suficientemente, está previsto o uso, em meio à narrativa e como parte dela, de animação, som, movimento, enfim, de todas as tecnologias 'mídias' que cabem e caberão nesta mídia internet.

Este Dia

Qualquer dia na vida de (qualquer) um homem.
A idéia deste Projeto é criar, por hipertexto, uma narrativa randômica. O leitor jamais saberá ou entenderá o 'caminho' pelo qual percorrerá a narrativa. Esta proposta é impossível de ser realizada totalmente por este wiki, já que temos sempre uma porta de entrada determinada. Mas, à medida em que esse texto 'migre' para um sistema com mais possibilidades, o leitor poderá 'entrar' por muitas narrativas, dispostas de modo randômico, e a partir daí trilhar caminhos sempre diferentes, combinando por sua vontade, ou por acaso, várias narrativas.
O personagem é um homem qualquer (ou uma mulher qualquer). É como se pudéssemos 'invadir' a vida de alguém por um dia, e vivê-la. Como as narrativas podem se encontrar e reconhecer em algum instante, por causa das inúmeras conexões dos hiperlinks, em dado momento teremos a sensação de que 'todas as coisas estão em íntima conexão'.
Em outros momentos, teremos a impressão exatamente oposta, de que não há ordem alguma no Universo. Ambas as impressões estão corretas. Na verdade, é assim que vivemos, oscilando entre certezas absurdas e incertezas definitivas.

Cada Projeto obedece a uma lógica própria e se utiliza de ferramentas específicas. As informações gerais sobre o projeto estão em:

Informações Gerais

O que é o Projeto, a que se destina.

Saiba ainda por que o Projeto se chama Ariadne.

Na verdade, este deveria se chamar Projeto Rizoma, e só não o foi por causa da evidente vinculação filosófica deleuziana que se faria nas nossas cabeças arborescentes...

A página tem ainda um espaço destinado a escritos embrionários, rascunhos, linhas e traços:

RaZcunhos

O melhor título para esta página seria 'Limbo', porque aqui estarão 'estocados' textos, rascunhos, impressões, frases, notas, palavras, enfim, qualquer coisa que ainda não está 'pronta' para as páginas.
Algumas dessas coisas podem vir a 'dormir' por séculos e então despertar de modo absolutamente genial em algum recanto de algum Projeto, enquanto outras podem ser abortadas sem cerimônia alguma. A maioria, porém, estará apenas 'amadurecendo', 'crescendo', se preparando e sendo preparadas para a luz (que pode ser mais brilhante ou menos).
Sou o deus dessas pequenas coisas, um deus nem justo, nem caridoso, mas cruel e incerto. Ai delas!

A exploração (e também a intervenção) é livre e franqueada a quem, logicamente, chegar até aqui.

Por fim, informações sobre o autor do projeto encontram-se em:

cacos

Quem sou, como sou, o que faço.
Minha opinião, claro.

Also on Fandom

Random wikia