Fandom

Scratchpad

Trio

215,672pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

Grupo Trio

Viviane

Franciele

Murilo

Uma proposta de descrição para textos colaborativos e metadados fundamentada na ISAAR(CPF)

A ISAAR (CPF)

   Dentre as normas internacionais arquivisticas, a mais recente é a International Standard Archival Authority Record for Corporate Bodies, Persons and Families - ISAAR (CPF) - publicada no Brasil como Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias - ISAAR (CPF).
   A ISAAR(CPF) tem como objetivo estabelecer regras gerais para a descrição de registros de autoridades arquivísticas, com o objetivo de assegurar que haja uma lista controlada de nomes de entidades coletivas, pessoas e famílias produtoras de documentos. Desta forma, evitando que para uma autoridade sejam utilizados diversos nomes ao mesmo tempo, dificultando o acesso as informações desejadas pelos pesquisadores.
   Com a aplicação desta norma o Arquivista tem melhores condições de realizar a descrição eficiente para disponibilizar as informações aos usuários, promovendo a pesquisa rápida e eficaz.
   Os tipos de informações que podem ser inseridas em um registro de autoridade e as orientações de como estes devem ser dispostos em um sistema de controle descritivo estão normalizados através da ISAAR (CPF).  
   De acordo com convenções e/ou regras que a instituição seguir, será definido o conteúdo dos elementos de informação a serem adicionados ao registro de autoridade. A ISAAR(CPF) estabelece os elementos de descrição para registro de autoridades arquivísticas dispostos em quatro áreas da informação:
 - Área de identificação: identifica exclusivamente a entidade a ser descrita e define os pontos de acesso normalizados para registro;
 - Área de descrição: registra informações concernentes à natureza, ao contexto e atividades da entidade a ser descrita;
 - Área de relacionamento: registra e descreve relações com outras entidades coletivas, pessoas e/ou famílias;
 - Área de controle: o registro de autoridade é especificamente identificado e é registrada sobre como, quando e por qual instituição foi criado ou mantido.
   Cada área está dividida em diversos elementos que estão disponíveis para uso. No entanto, apenas quatro deles são indispensáveis. Na área de identificação são: tipo de entidade; e forma(s) autorizada(s) do nome; na área de descrição, o elemento: datas de existência; e na área de controle, o elemento: identificador de registro de autoridade.
   Todos os elementos, independentemente da área da informação a que fazem parte, devem conter: nome do elemento de descrição; declaração do objetivo do elemento de descrição; enunciado da(s) regra(s) aplicável(eis) ao elemento; e quando oportuno, exemplos ilustrando a implementação da regra. 

Textos colaborativos e metadados

   Na web existe um recurso disponível que permite a elaboração de documentos em conjunto, em que várias pessoas podem partilhar e colaborar na sua criação. Este é conhecido como texto colaborativo. Ao analisar a sua estrutura é possível, também, localizar a contribuição de cada autor no momento da escrita dos textos.
   Os metadados, ou dados sobre dados, são um conjunto de termos que descrevem o documento ou dado na Edição, tendo assim os elementos de metadados. Existem quatro classes de atributos de metadados: origem e modo de criação (processo e agente criador); estrutura e semântica (metadados organizados segundo estrutura semânticas normalizadas ou não, registro criados seguindo controle de autoridades e vocabulários ou não); estatuto (metadados estáticos, dinâmicos, persistentes ou temporários); e nível (nível de descrição, descrição de coleções, objetos ou itens). Na verdade, os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, constituindo-se em resumos da informação sobre a forma ou o conteúdo de uma fonte. Possibilitando, nos textos colaborativos, identificar a contribuição de cada produtor do documento: o que redigiu, o que alterou, a hora, a data.

A proposta de descrição

   Até o momento não existe uma norma especifica para descrever os textos colaborativos da web, de maneira que identifique o autor que contribuiu para cada segmento do texto. Dessa forma estes textos tornam-se zonas livres de dados e informações que a arquivística não normalizou, teóricamente. 
   De acordo com a ISAAR(CPF)(2004), a área de identificação está subdividida em seis campos:
- Tipo de entidade: entidade coletiva, pessoa ou família;
- Forma(s) autorizada(s) do nome: ponto de acesso autorizado que identifique a entidade coletiva, pessoa ou família;
- Formas paralelas do nome: várias formas autoridas do nome em outros idiomas ou forma de escrita;
- Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras;
- Outras formas do nome: qualquer outro nome ainda não identificado em outros campos;
- Identificadores para entidades coletivas: identificadores numéricos ou alfanuméricos.
    Estes campos devem ser preenchidos para cada autor que contribuiu, de qualquer forma, para elaboração do texto colaborativo.
    Na área de controle, entre outros campos, existe o de datas de criação, revisão ou obsolescência. Neste campo, registra-se a data de criação ou qualquer tipo de revisão para o autor geral. Faz-se necessário que a contribuição de cada indivíduo seja identificada, também. Contendo além das datas: 
- hora(criação e/ou alteração);
- parte do texto criada e/ou alterada (letra, palavra, frase, parágrafo...);
- código de identificação do autor.
    Dessa forma o nome do campo também deve ser alterado para: data e hora de criação, revisão ou alteração.
    Por exemplo:

2007-01-26; 09:25 (criação, autor 1, linha 1-10)
2007-01-26; 09:45 (alteração, autor 2, linha 8 palavra 7)
2007-01-27; 10:12 (alteração, autor 3, linha 7 letra 4 palavra 3, linha 11-22)
    Assim, os textos colaborativos, passam a ter os seus colaboradores identificados criteriosamente. Garantindo a integridade intelectual expressiva de cada um. Possibilitando aos arquivistas gerenciar informações fidedignas e aos usuários a segurança da veracidade da informação.

Also on Fandom

Random wikia