FANDOM

Tópicos de Ajuda
O que é a Wikia?
Como editar?
Formatar o texto
Tabulação, numeração e marcação
Tópicos avançados
Categorizar
Como escrever um bom artigo
Tipos de ligações num artigo
Como melhorar artigos
Usar tabelas
Usar predefinições
Outros temas, em inglês
Imagens
Erros comuns
Assinatura

Bem vindo ao tutorial da Wikia.

O que é a Wikia?

Wikia é um conjunto de comunidades de websites que podem ser editados por todos. Todas as páginas aqui podem se editadas e melhoradas por qualquer visitante.

Como criar uma conta?

Não é obrigatório ter uma conta para poder editar, mas se o fizer, terá vantagens. É gratuito e muito fácil.

  1. Clique em «Log in / create account», o link no canto superior direito de qualquer página.
  2. Na página «Criar uma conta ou entrar», na janela «Entrar», clique em «Criar uma conta».
  3. Na página «Criar uma conta ou entrar», na janela «Criar nova conta», preencha os campos:
    1. com a palavra de «protection against automated spam»,
    2. o «Seu nome de utilizador» que preferir (este nome de utilizador aparecerá no historial de todas as suas edições),
    3. a «Palavra-chave» que escolher.
    4. Insira, novamente, a sua palavra-chave no campo «Reintroduza a sua palavra-chave».
    5. Se quiser, adicione o seu «Endereço de e-mail». Não é obrigado a fazê-lo, mas no caso de se esquecer da sua password poderá, facilmente, encontrar de novo a sua conta.
    6. Insira o seu nome no campo «Nome verdadeiro».
    7. Seleccionar «Lembrar a minha palavra-chave entre sessões» pode não ser muito recomendável, mas é uma opção sua.
    8. Clique no botão «Criar uma nova conta» ou envie o seu pedido «por e-mail».

O que fazer?

Não tenha medo de editar, por outras palavras: seja audaz - qualquer pessoa pode editar, praticamente, qualquer página, e é bom que experimente! Encontre alguma coisa que possa ser melhorada em conteúdo, gramática ou formato e modifique-a.

Não se pode estragar a Wikia. Tudo se pode corrigir ou melhorar, mais tarde. Por isso, vá em frente, encontre uma página e edite-a.

Para continuar a aprender, passe à página 2 deste tutorial.