Fandom

Scratchpad

Wiki em português

216,262pages on
this wiki
Add New Page
Discuss this page0 Share

"Wiki" é um software gerenciador de conteúdos que teve como objetivo original a organização de conteúdos da internet. Seus usuários são, ao mesmo tempo, autores, editores, leitores e supervisores do que é produzido, uma vez que não existem gerenciadores de qualidade do que é publicado por meio de "sites" criados por essa ferramenta. Caracteriza-se pela interatividade e pela facilidade de introdução/publicação de textos, que poderão ser editados ao longo do tempo por qualquer usuário. Seus princípios são a liberdade e a heterogeneidade. O primeiro "wiki", cujo nome tem origem na expressão havaiana "wiki, wiki", que significa rápido, foi criado por Ward Cunningham, em 1995. Na área do ensino, tem representado uma revolução no desenvolvimento da relação dos alunos com o texto. Quanto à questão da autoria, se de um lado ela fica neutralizada, de outro vislumbra-se a pluralidade de vozes.

Para mais informações, consulte: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/19286/1/MayraRodriguesGomes.pdf

Se antes o conhecimento era transmitido por um grupo limitado de especialistas, autorizados a discorrerem sobre determinado assunto, quando corríamos o risco de ter de lidar com visões absolutamente parciais, com o advento da ferramenta "wiki", esse conhecimento pôde ser partilhado, discutido, disseminado e pluralizado, dando ao usuário que for usá-lo apenas como consulta uma visão mais abrangente sobre determinados temas. Contudo, este mesmo usuário deverá sair da postura cômoda tradicional, em que copiava cegamente os textos enciclopédicos, e tornar-se mais dinâmico e crítico no momento de garimpar as informações. A "wiki" colabora, assim, para um novo olhar sobre o conceito de pesquisa.

Also on Fandom

Random wikia